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Yoga pré-natal: as melhores posturas de ioga durante a gravidez


ioga pré-natal

A ioga é uma ótima maneira de relaxar e ficar em forma durante a gravidez. O que muitos podem não saber é que a ioga durante os 9 meses de gravidez, também conhecida como ioga pré-natal, pode ajudar a futura mamãe a estimular o crescimento do bebê e a se preparar para o parto.

Benefícios da ioga pré-natal

A ioga pré-natal é um programa de condicionamento físico abrangente que envolve respiração concentrada, alongamento e centralização das energias mentais. Os benefícios da ioga durante a gravidez incluem:

  • Dormir melhor
  • Redução dos níveis de ansiedade e estresse.
  • Redução dos sintomas de problemas físicos relacionados à gravidez, como dor lombar, falta de ar, dor de cabeça e síndrome do túnel do carpo
  • Risco reduzido de hipertensão induzida pela gravidez, parto prematuro, restrição de crescimento intrauterino
  • Maior flexibilidade e força muscular, necessárias durante o parto.
  • Uma oportunidade de se conectar com outras mulheres grávidas e compartilhar as alegrias e o estresse da gravidez.

A gravidez

Que esperar?

As sessões de ioga pré-natal incluem:

  • Respiração profunda – As aulas de ioga têm como foco a respiração lenta e profunda e também incluem a prática de diferentes técnicas respiratórias. Eles são úteis para controlar a falta de ar que a maioria das mulheres grávidas enfrenta, além de ajudar a superar as contrações do parto.
  • Extensão – O alongamento suave de diferentes partes do corpo é incentivado.
  • Posturas – Diferentes posturas de ioga desenvolvem equilíbrio, flexibilidade e força dos músculos que ajudam a suportar o peso do bebê em crescimento e facilitam o parto.
  • Relaxamento e refrigeração – Os músculos relaxam lentamente enquanto as taxas de coração e respiração voltam ao normal.

As melhores posturas de ioga pré-natal

  • Pose de triângulo – A pose do triângulo alonga o lado do corpo, pernas e quadris e abre os ombros.
  • Pose de ângulo lateral estendido – O alongamento do braço em um ângulo acima do corpo estende toda a lateral do corpo, da perna até a ponta dos dedos. Isso é útil se a mulher se sentir letárgica durante o dia.
  • Gato ou vaca pose – Esta postura é realizada em uma posição ajoelhada sobre os joelhos e as mãos com o torso em ângulo reto com o solo. A pose do gato e da vaca alterna-se entre puxar e empurrar as costas para cima e para dentro e é útil para aliviar a dor nas costas.
  • Alongamento lateral sentado – Isso é feito sentando-se de pernas cruzadas e estendendo um braço sobre a cabeça, inclinando-o para o outro lado. Alongue a cintura enquanto abre a pélvis e a cintura lateral.
  • Pose de montanha – Na posição sentada, os braços são elevados e as palmas das mãos unidas em ‘namaste’, com as mãos próximas às orelhas, mantendo os cotovelos retos.
  • Postura da criança – Esta é uma postura de descanso que começa com as mãos e joelhos. O tronco deve estar dobrado sobre as coxas e a testa deve cair em direção ao chão.
  • Pose torcida – Esta postura começa sentando-se ereto com os pés esticados para avante. Os braços são elevados à altura dos ombros, mantendo a palma da mão para baixo. O corpo, junto com a cabeça e as mãos, é torcido de um lado para o outro.
  • Pose de borboleta – Sentado, estique as pernas e junte os pés. Essa postura fortalece a região pélvica e a parte interna das coxas.

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Este artigo foi escrito em Português do Brasil, baseado em uma matéria de outro idioma. Clique aqui para ver a matéria original. Se desejar a remoção desta publicação, entre em contato no email cc@reducaodepeso.com.br.

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