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Tudo sobre o fígado e como ajudar seu órgão de desintoxicação favorito


saúde do fígadoO fígado é incrível. A maioria das pessoas o vê como um filtro, mas os filtros são barreiras físicas que coletam o lixo e precisam ser limpos. O fígado não é um filtro. É um planta de processamento químico. Em vez de ficar sentado passivamente recebendo, filtrando e armazenando compostos indesejáveis, o fígado encontra produtos químicos tóxicos e tenta metabolizá-los em metabólitos menos tóxicos que possamos controlar.

  • Oxidar as toxinas, preparando-as para modificações posteriores.
  • Ele converte as toxinas em uma versão menos tóxica e solúvel em água que é mais fácil de excretar.
  • Excretar toxinas pelas fezes ou urina.

Bam. É um processo elegante, desde que tudo funcione bem ali. E não é o único processo que controla.

O fígado é o principal local de colesterol síntese e eliminação. Cria colesterol conforme necessário e converte o excesso em sais biliares para eliminação pelo ducto biliar. O fígado também desempenha um papel muito importante na queima de gordura para obter energia, armazenando vitamina A, metabolizando hormônios e regulando o açúcar no sangue. Se você gosta de queimar cetonas, pode agradecer ao seu fígado, porque é onde elas são produzidas.

Em outras palavras, o fígado apoia a saúde de todo o corpo. Se não funcionar corretamente, nada funciona. Tudo começa a desmoronar.

Como apoiamos o fígado?

Não é uma coisa que fazemos. São muitas coisas. É nutrição, suplementação, estilo de vida, sono, tudo. Eles também são as coisas que não Faz. As apostas são altas, você sabe. Enquanto houver um grande orquestrador geral regulando dezenas de processos diferentes no corpo, ele deve protegê-lo de vários ângulos. Muitas coisas podem dar errado. Ou, dependendo de como você olha para isso.

Como o fígado está “escondido” e você não pode “senti-lo” realmente, não pense demais. Quando você está acima do peso, você sabe disso. Quando seu estado físico está sofrendo, você o experimenta conscientemente. Quando seu fígado está sobrecarregado ou com dor, você não necessariamente sabe disso. É aí que ajuda fazer as coisas certas por fazê-las.

Então, o que você deve fazer para manter a saúde do fígado intocada?


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11 maneiras de manter um fígado saudável

A saúde do fígado depende dos passos que você dá em direção a um estilo de vida saudável e, tão importante quanto, das coisas que você se abstém de fazer. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para apoiar a saúde do fígado por toda a vida:

  • Reduza a ingestão de ácido linoléico
  • Reduza a ingestão de carboidratos refinados
  • Reduza a ingestão de álcool
  • Pare de comer demais e perca peso
  • Pratique alimentação com restrição de tempo
  • Coma peixes gordurosos e obtenha ômega-3
  • Coma gemas de ovo e outras fontes de colina.
  • Pegue o NAC
  • Tome proteína de soro de leite
  • Esgota regularmente o glicogênio do fígado
  • Durma bem e regularmente

Reduza a ingestão de ácido linoléico

Quando um paciente não consegue comer, ele recebe algo chamado nutrição parenteral: uma infusão direta de nutrientes no intestino. A nutrição parenteral clássica consiste em uma emulsão de azeite de oliva e óleo de soja. É muito rico em ácido linoléico e normalmente leva a um aumento das enzimas hepáticas e do fígado gorduroso. Isso mesmo: a instituição médica, por qualquer motivo, simplesmente aceita que as pessoas que recebem nutrição parenteral têm alta probabilidade de desenvolver doença hepática gordurosa.

Ok, mas o que está acontecendo aqui? É realmente causal? Sim. Quanto mais ácido linoléico você ingere, mais metabólitos oxidados do ácido linoléico aparecerão em seu corpo. Quanto mais metabólitos oxidados de ácido linoléico você tiver, maior será o risco de fígado gorduroso. Esses metabólitos tóxicos de LA estão realmente completos biomarcadores de lesão hepática.

Resumindo: seu fígado prefere gorduras inteligentes como óleo de abacate, manteiga, banha de porco, peixes gordurosos e azeite de oliva a óleos de sementes industriais.

Reduza a ingestão de carboidratos refinados

O perigo real dos carboidratos refinados é que eles tendem a ser pobres em nutrientes. Eles são basicamente amido puro (ou açúcar). Toda a energia, nenhum dos micronutrientes necessários para metabolizar essa energia.

Seu fígado trabalha muito para converter carboidratos em glicose que seu corpo pode usar. Quando você não usa a glicose no sangue, ela é armazenada no fígado e no músculo esquelético como glicogênio e, se você tiver um excesso depois disso, é armazenada como gordura corporal. Com carboidratos refinados, é fácil chegar lá.

Estudos mostram que a superalimentação de carboidratos, especialmente a frutose, pode levar à doença hepática gordurosa não-alcoólica, afetando a eficiência do funcionamento do fígado.

Claro, a combinação de alto ácido linoléico e carboidratos refinados é quase a pior possível.

Reduza a ingestão de álcool

Para desintoxicar o álcool, o fígado o converte no metabólito acetaldeído. O acetaldeído é muito mais tóxico do que o próprio etanol, razão pela qual o corpo libera acetaldeído desidrogenase e glutationa para quebrar o acetaldeído. Se você se limitar a algumas bebidas e espaçá-las de acordo, a produção de enzimas antioxidantes naturais do seu corpo pode se manter. No entanto, se você começar a comer compulsivamente, seus estoques de glutationa ficam sobrecarregados e seu fígado precisa produzir mais. Enquanto isso, o acetaldeído, que é 10 a 30 vezes mais tóxico do que o etanol, se acumula em seu corpo.

É aqui que a dosagem é importante. Quanto mais você bebe em um determinado período de tempo, maior é a carga sobre o seu fígado. Seu fígado não metaboliza o etanol de uma só vez. É um processo físico contínuo. Leva tempo e glutationa. A glutationa também é um material físico. Ele precisa de mais substrato, como glicina e cisteína, para produzi-lo. Sem glutationa suficiente (e nunca há o suficiente se você beber demais), seu fígado sofrerá danos e acumulará gordura.

Se você vai beber, faça-o com moderação, escolha bebidas mais saudáveise Pratique uma boa higiene de prevenção da ressaca.. A alta ingestão de ácido linoléico, por exemplo, mistura-se terrivelmente com o álcool; uma opção muito melhor é algo saturado como gordura da carne ou manteiga de cacau.

Pare de comer demais e perca peso

O fator de risco número um para o desenvolvimento de fígado gorduroso com função prejudicada é o ganho de gordura corporal em excesso. Não engorda. Se você é gordo, perca-o. Perder peso é o fator de risco número um para perdendo um fígado gordo.

Descubra que tipo de dieta o ajuda a comer quantidades normais e, em seguida, siga essa dieta. Para a maioria dos meus leitores, é um Primal ou ceto Chegando perto. Para outros, é um carnívoro completo. E sim, há alguns para quem uma dieta moderada ou mesmo rica em carboidratos funciona melhor. O que seja sacia você é quem vai melhorar sua função hepática.

Em particular, comer gordura em excesso pode ser ruim, porque a gordura extra não precisa desperdiçar nenhuma etapa extra disponível para o fígado.

Pratique alimentação com restrição de tempo

Em ratos alimentados com uma dieta de laboratório típica de óleo de soja e frutose, o tipo “rico em gordura” que enche o fígado de forma confiável, mudar para uma janela de alimentação mais curta elimina as consequências metabólicas. Eles não engordam, não se tornam resistentes à insulina e, o mais importante, não têm um fígado gorduroso ou disfuncional.

Coma peixes gordurosos e obtenha ômega-3

Se você equilibrar um pouco desse azeite e óleo de soja com uma mistura de triglicerídeos médios e óleo de peixe, as enzimas hepáticas podem diminuir e a integridade geral do fígado pode melhorar. É incrível como funciona.

O óleo de peixe não é a única opção. Na verdade, coma de verdade Frutos do mar é ideal porque além de ômega-3s também fornece micronutrientes e macronutrientes que melhoram a função hepática. Se você não é um comedor de peixe, suplementos pode preencher as lacunas.

Consumir botões e outras fontes de colina

A colina protege contra o fígado gorduroso, fornecendo a espinha dorsal da VLDL, a partícula que o fígado usa para transportar gordura para o corpo. Sem o suficiente Colina, não pode produzir VLDL suficiente para o transporte e a gordura tende a se acumular no fígado.

Gemas de ovo eles são a melhor fonte de colina.

Pegue o NAC

Em pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica, tomar NAC todos os dias durante três meses melhorou os níveis das enzimas hepáticas e a função hepática geral. Tomar com vitamina C pode ser ainda mais eficaz.

NÃO é bem conhecido por aumentar os níveis de glutationa, o principal antioxidante utilizado pelo fígado para metabolizar toxinas e se proteger.

Tome proteína de soro de leite

Mulheres obesas com fígado gorduroso que ingeriram 60 gramas de proteína de soro de leite por dia reduziram a gordura do fígado em quase 21%.

Whey aumenta os níveis de glutationa e fornece metionina, que o corpo pode converter em colina quando está deficiente.


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Esgota regularmente o glicogênio do fígado

A lipogênese de novo, ou a criação de gordura a partir de carboidratos, é uma marca registrada da doença do fígado gorduroso. Quando o glicogênio do fígado está cheio, é muito mais provável que o fígado converta quaisquer carboidratos subsequentes que encontrar em gordura para armazenamento. Se você mantiver o glicogênio hepático baixo ou esgotá-lo regularmente, poderá evitar a lipogênese de novo, porque geralmente há um local para armazenar glicose.

Além disso, manter o glicogênio do fígado baixo aumenta a utilização da gordura por todo o corpo, incluindo o fígado. Algumas das minhas maneiras favoritas de reduzir o glicogênio:

Durma bem e regularmente

Certas moléculas responsáveis ​​pela remoção de gordura do fígado funcionam de acordo com um programa circadiano. Se você não conseguir dormir em um momento normal e constante, seu ritmo é interrompido e as moléculas não conseguem fazer seu trabalho.

Se você ainda não percebeu, essas são boas práticas gerais de saúde. Continuamos nos deparando com esse fenômeno, certo?

O que é bom para o fígado é bom para o cérebro é bom para o sistema cardiovascular é bom para o seu desempenho na academia é bom para o espelho.

Facilita as coisas e Mais forte.

Você sabe o que fazer.

Obrigado a todos pela leitura. Você tem alguma outra recomendação para a saúde do fígado? Qual destes você segue?

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Sobre o autor

Mark Sisson é o fundador do Mark’s Daily Apple, padrinho do movimento Primal de comida e estilo de vida, e New York Times autor best-seller de A dieta Keto Reset. Seu último livro é Ceto para a vida, onde ele discute como ele combina a dieta cetogênica com um estilo de vida Primal para ótima saúde e longevidade. Mark também é autor de muitos outros livros, incluindo O plano primordial, que foi creditado por impulsionar o crescimento do movimento primordial / paleo em 2009. Depois de passar três décadas pesquisando e educando as pessoas sobre por que a comida é o componente chave para alcançar e manter o bem-estar ideal, Mark lançou Cozinha Primordial, uma verdadeira empresa de alimentos que cria produtos básicos de cozinha compatíveis com Primal / paleo, keto e Whole30.

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Este artigo foi escrito em Português do Brasil, baseado em uma matéria de outro idioma. Clique aqui para ver a matéria original. Se desejar a remoção desta publicação, entre em contato no email cc@reducaodepeso.com.br.

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