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Seu cérebro está cansado? Pode estar mentalmente cansado


Parece que todos com quem falo ultimamente estão cansados, e não porque de repente estão mais ativos ou produtivos do que o normal. Na verdade, a maioria deles não consegue dizer exatamente por que estão tão cansados, apenas estão. Isso não quer dizer que as pessoas não estejam ocupadas, elas estão, apenas de maneiras novas e exigentes. Mas esses novos tipos de atividade e a “nova normalidade” provocada pelo coronavírus estão fazendo com que muitos de nós nos sintamos mentalmente fatigados.

A fadiga mental é algo que acontece quando seu cérebro dispara. Você não consegue parar de pensar, se preocupar, antecipar, planejar etc., e esse desfile constante de pensamentos inconstantes pode levar à exaustão. Isso não é incomum, a maioria de nós já experimentou isso em um ponto ou outro, geralmente quando um grande projeto ou evento está surgindo. Mas, ultimamente, a fadiga mental parece ser a regra, e não a exceção para muitos.

Por que seu cérebro pode estar mais cansado do que o normal

A maioria de nós sente que está rolando com os solavancos até certo ponto, conforme o mundo ao nosso redor muda. Mas a verdade é que essas mudanças têm um impacto psicológico em todos nós. Você pode estar trabalhando, mas seu trabalho mudou. As crianças estão na escola, mas a escola mudou. Você pode ser saudável, mas por quanto tempo? E há marchas, motins e uma próxima eleição a considerar. Não importa o quanto você tente se concentrar em sua pequena parte do mundo, o mundo ao seu redor está afetando você.

Em um ambiente normal, você sabe o que esperar e como navegar pelas coisas. Você provavelmente tem o trabalho sob controle, os horários escolares são estruturados e o caos regular da vida diminui e flui em um ritmo bastante previsível. Às vezes você está estressado, às vezes não, e ocasionalmente você se sente mentalmente fatigado quando as coisas ficam particularmente loucas.

Mas nosso estado atual de instabilidade e mudança prolongada é algo diferente. É como um ruído que está sempre tocando ao nosso redor enquanto tentamos passar o dia. Nosso cérebro tenta naturalmente atribuir estrutura e normalidade ao nosso ambiente pessoal, mas o ruído atual pode ser ensurdecedor e perturbador, e está mudando o tempo todo, tornando mais difícil colocar as coisas em ordem e operar normalmente. Isso significa que seu cérebro deve trabalhar ainda mais para tentar ser produtivo e criar rotinas e estabilidade.

O que acontece quando seu cérebro fica cansado por muito tempo?

Se você sobrecarrega seus ombros ou pernas, eles doem, certo? Bem, seu cérebro pode não estar dolorido como quadríceps sobrecarregados, mas absolutamente mostra sinais de uso excessivo.

A fadiga mental tem vários sinais indicadores. Veja se algum destes parece familiar:

  • Incapacidade de concentração Quando seu cérebro está cansado, ele não está funcionando em níveis ideais. Assim como suas pernas não vão ajudá-lo a maratona após maratona (ou mesmo frações disso para a maioria de nós), seu cérebro vai eventualmente desacelerar também. Isso geralmente se manifesta como uma incapacidade de manter o foco nas tarefas e responsabilidades, fazendo você se sentir disperso, desorganizado e impedindo sua capacidade de concluir as tarefas com sucesso.
  • Esgotamento físico. Sim, seu cérebro afeta seu corpo. Quando seu cérebro está cansado, todo o seu corpo fica cansado, o que é um sinal eficaz de que você precisa de uma pausa. Fechando por dormir é nosso método fisiológico normal de aliviar o estresse em nosso cérebro. Infelizmente, a própria exaustão mental pode dificultar o sono.
  • Dificuldade para dormir. Embora você possa estar cansado e seu cérebro precise de uma pausa, muitas vezes pode ser muito difícil desligar as coisas. A superestimulação causada pelo ambiente ao nosso redor significa que podemos não conseguir dormir também. Quantas vezes você já tentou resolver os problemas do mundo deitado na cama? Ou você se preocupa com as coisas que deveria ter dito ou feito no início do dia?
  • Sensação constante de estresse e ansiedade. A exaustão mental e o barulho persistente ao nosso redor podem causar uma sensação constante de estresse e ansiedade. Pode parecer que há PARA SEMPRE Algo com que se preocupar, então mesmo que você dirija e organize seu canto do mundo, não haverá alívio e nenhuma sensação de calma. Com o tempo, estresse e ansiedade implacáveis ​​podem levar a depressão também.
  • Falta de paciência ou explosões repentinas de raiva. Se o seu fusível de repente parecer mais curto do que o normal e você se descobrir sentindo-se irritado e com raiva o tempo todo pode ser o resultado de um cérebro sobrecarregado. Quando você não está operando em níveis ideais e se sentindo disperso, cansado e estressado, pode ser muito difícil exercer os níveis adequados de paciência.

Algum desses parece familiar para você?

Dicas para descansar e reiniciar

Isso pode ser mais difícil do que parece. Inicialmente, desligar e desconectar o ruído ao nosso redor requer concentração, o que é difícil quando você já tem dificuldade de concentração. Mas o foco neste caso é estar atento e calmo para que você possa dar um tempo.

Não só a exaustão mental vai melhorar, como você precisa do seu cérebro para descansar e quebrar o ciclo. Qualquer um deles pode ser útil.

  • Sair. A natureza é relaxante, então use o que está ao seu redor. Esteja ciente do que você está vendo e experimentando.
  • Desligue a televisão e a Internet. As más notícias estão por toda parte agora, não se deixe inundar por elas. Em vez disso, experimente a música.
  • Exercício. Esta é uma boa ideia por vários motivos. Ao se exercitar, você vai aliviar o estresse, dormir melhor e melhorar seu condicionamento físico.
  • Ler. Escapar para algo que não tem nada a ver com o mundo ao seu redor pode proporcionar um descanso saudável.

Quanto mais permitirmos que a fadiga mental continue, mais difícil se torna quebrar o ciclo. Com o tempo, você pode experimentar um esgotamento físico, emocional ou em grande escala. E tudo isso o deixa incapaz de navegar sua vida de uma forma saudável e feliz.

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Este artigo foi escrito em Português do Brasil, baseado em uma matéria de outro idioma. Clique aqui para ver a matéria original. Se desejar a remoção desta publicação, entre em contato no email cc@reducaodepeso.com.br.

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