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Savia é saudável?


estéviaDepois de cortar alguns açúcares e carboidratos por um tempo, você vai perceber que está perdendo doces. Um equívoco comum é que você tem que pular os doces para atingir seus objetivos, o que não é o caso. Existem muitas alternativas de açúcar que se enquadram nos estilos de vida Primal e Keto, e a estévia é uma delas.

A estévia é amplamente usada na comunidade de baixo teor de carboidratos para satisfazer os desejos de açúcar ou apenas adicionar um toque de doçura a uma bebida quente ou sobremesa, mas deveria ser? O que é estévia? É seguro? Qual é o seu efeito sobre a insulina, se houver, e tem um lugar em um Estratégia de plano de alimentação primária? Vamos investigar.

O que é Stevia?

Muitas pessoas classificam a estévia como um adoçante artificial, mas é importante observar que a estévia não é um adoçante artificial, mas uma alternativa natural derivada de uma planta. açúcar.

Stevia é uma família de plantas herbáceas, com 240 espécies fortes, que cresce na América subtropical e tropical. (principalmente ao sul e central, mas alguns ao norte). Stevia se refere ao adoçante stevia rebaudiana, a planta e suas folhas, que você pode cultivar e usar como chá (tradicionalmente combinado com erva-mate na América do Sul) ou, secas e em pó, como substituto do açúcar que você joga. Aparentemente, é muito fácil de cultivar, de acordo com o vendedor de Stevia que tenta me fazer comprar uma ou duas plantas sempre que estou no mercado de fazendeiros de Santa Monica, e a folha crua é muito doce.


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Os compostos doces da estévia: esteviosídeo e rebaudiosídeo

A maior parte da estévia que você encontrará não está em sua forma não processada, mas em pó ou extrato líquido. O “doce” está nos glicosídeos esteviol: esteviosídeo e rebaudiosídeo – quais são os compostos naturais isolados nestes extratos. Alguns produtos usam apenas um, enquanto outros usam esteviosídeo e rebaudiosídeo. O esteviosídeo é o glicosídeo mais comum na estévia e alguns dizem que ele fornece um gosto amargo do qual as pessoas às vezes se queixam; Diz-se que o rebaudiosídeo é o glicosídeo de esteviol mais saboroso e menos amargo.

A maioria dos produtos de estévia “crus ou naturais” usa toda a gama de glicosídeos, mas as marcas mais processadas isolam um ou mais dos glicosídeos de esteviol. O popular Truvia Os produtos de marca de estévia usam apenas rebaudiosídeo, assim como PureVia e Enliten. Diferentes marcas fornecem diferentes tipos de conversão, mas em comparação com a sacarose, O esteviosídeo é geralmente cerca de 250-300 vezes mais doce e o rebaudiosídeo é cerca de 350-450 vezes mais doce.

Stevia é seguro ou ruim para você?

O governo aprovou apenas glicosídeos de esteviol isolados como seguros para uso em alimentos. A estévia inteira ou crua não é geralmente reconhecida como segura (GRAS) de acordo com os regulamentos governamentais.

E, existem limites. De acordo com os regulamentos governamentais, você não deve exceder a ingestão diária de glicosídeos de estévia de 4 mg por kg de peso corporal. Isto deve-se à falta de informações de segurança e não tanto à presença de efeitos nocivos conhecidos.

A Stevia afeta a insulina?

Escrevi um extenso trabalho sobre se os adoçantes artificiais picam o açúcar no sangue. Aí está um estudo in vitro que mostrou atos de esteviosídeo diretamente nas células beta pancreáticas para estimular a secreção de insulina e de outros que mostra os efeitos insulinotrópicos (produtores de insulina) do rebaudiosídeo, que podem ser uma pausa.

A secreção de insulina parece um pico de insulina, certo? E já que tendemos a nos preocupar com coisas desnecessárias insulina picos, talvez devêssemos evitar a estévia. Não é tão simples, é claro. Para começar, este foi um estudo in vitro, realizado em uma configuração de placa de petri de laboratório supercontrolada; este não foi um estudo in vivo de animais ou pessoas comendo estévia de uma forma natural e orgânica. Os resultados dos estudos in vitro nem sempre correspondem aos resultados quando você tenta replicá-los in vivo (em uma pessoa).

Em segundo lugar, a secreção de insulina não é necessariamente uma coisa ruim. Quer dizer, precisamos dele para transferir nutrientes para as células e morreríamos sem ele. Como mencionei no documento posto de laticínios um tempo atrás, a insulina tem milhões e milhões de anos. Foi preservado ao longo da história porque é fundamental hormônio. Nem sempre é ruim, especialmente se for seu sensibilidade à insulina está onde deveria estar.

Na verdade, o há evidências crescentes de que a estévia é na verdade um sensibilizador de insulina que pode ajudar na tolerância à glicose e na eliminação após uma refeição. Os japoneses usam a estévia há décadas no tratamento de diabéticos tipo 2. Vejamos alguns estudos recentes. Em ratos alimentados com frutose, uma única instância de esteviosídeo oral aumentou a sensibilidade à insulina e reduziu a glicose sanguínea pós-prandial de uma maneira dependente da dose. O mesmo estudo também descobriu que ratos diabéticos que receberam esteviosídeo necessitaram de menos insulina exógena para o mesmo efeito. Tomados em conjunto, esses resultados sugerem que a estévia pode não apenas ser um bom substituto do açúcar para diabéticos, mas um suplemento eficaz para tratar sua resistência à insulina.

Outro estudo estudou os efeitos pós-prandiais da estévia, sacarose e aspartame em seres humanos. Em comparação com os comedores de sacarose, os comedores de estévia apresentaram níveis de açúcar no sangue pós-prandial (após comer). Em comparação com os comedores de sacarose e aspartame, os comedores de estévia tinham níveis de insulina pós-prandial muito mais baixos. Além disso, comer estévia não induziu um maior apetite ao longo do dia, o que indicou açúcar no sangue estabelecido e saciedade níveis. Outra greve em prol da estévia.


Receitas adoçadas com estévia:

Receita de Donut Keto

Receita de Smoothie Verde Matcha Mint Keto

Receita de waffle sem grãos


Efeitos colaterais da estévia

Alergia à estévia foi relatada, mas é rara.

A maioria das pessoas não sente efeitos colaterais ao usar estévia, mas há aqueles que experimentam efeitos como:

Problemas de estômago

  • Náusea
  • Desconforto gastrointestinal
  • Floração
  • Diarréia

Na maioria das vezes, esses efeitos são devidos ao uso de estévia, que é misturada com álcoois de açúcar, como o eritritol ou o xilitol. Se você consegue tolerar açúcares alcoólicos, provavelmente não terá problemas se usar produtos combinados com estévia e álcool. Para ter certeza, comece devagar e conheça os sintomas.

Preocupações com diabéticos

A estévia é considerada segura para a população diabética, mas às vezes é combinada com ingredientes que afetam o número de carboidratos, como dextrose e maltodextrina. Se você é diabético, verifique o rótulo do ingrediente e a quantidade de carboidratos antes de adicioná-lo aos alimentos.

Problemas de fertilidade

Historicamente, a estévia tem sido usada como forma de controle de natalidade, portanto, seu uso pode contribuir para problemas de fertilidade. Dito isso, não é uma forma confiável de controle de natalidade, portanto, não é aconselhável usá-lo para essa finalidade.

Qualquer outro efeito?

Existem outros benefícios potenciais no uso da estévia, além dos benefícios aparentes no controle glicêmico. Aqui estão alguns estudos que consegui descobrir:

  • Quando combinado com a inulina, um fibra prebiótica solúvelA estévia em baixas doses aumentou o HDL e diminuiu os lipídios em ratos machos. Vovó sozinha, a dose baixa desceu colesterol sem o efeito potencialmente benéfico no HDL. Também é útil observar que a estévia em alta dose afetou negativamente alguns parâmetros tóxicos, então não coma colheres de sopa de estévia (não que você faça), mas a estévia em baixa dose foi considerada segura.
  • Números lipídicos eles são divertidos e tudo, mas estamos realmente interessados ​​em prevenir o acúmulo de placas ateroscleróticas. Em camundongos tratados com esteviosídeo, o LDL oxidado foi reduzido, o volume total da placa foi reduzido e a sensibilidade à insulina foi aumentada. Em geral, a aterosclerose foi reduzida em camundongos tratados com esteviosídeo. Eu não conseguia entender exatamente como eles foram “tratados”, mas recebi doses de 10 mg / kg.
  • Em outro estudo, a memória de camundongos foi afetada pela administração de escopolamina, um anticolinérgico encontrado na erva daninha (ou erva do diabo) intensamente alucinógena e na datura. Camundongos com deficiência receberam esteviosídeo oral (250 mg / kg) e a retenção de memória foi testada. O déficit de memória foi revertido em grande parte com a administração de esteviosídeo, que também reduziu o dano oxidativo cerebral causado pela escopolamina. Clinicamente relevante? Talvez não, mas é interessante.
  • Um estudo randomizado de dois anos controlado por placebo em pacientes chineses com hipertensão leve (que provavelmente sofre de uma extensão bastante significativa da sociedade) descobriu que a ingestão de esteviosídeo oral reduziu significativamente a pressão arterial sistólica e diastólica. Os pacientes tomaram uma cápsula de 500 mg de esteviosídeo ou um placebo três vezes ao dia durante dois anos. A situação da hipertensão melhorou em geral e nenhum inconveniente foi detectado ou detectado. É digno de nota que mais alguns pacientes no grupo placebo desenvolveram hipertrofia ventricular esquerda, um espessamento patológico do músculo cardíaco. Claro, outro estudo com doses muito mais baixas (até 15 mg / kg / dia) não encontrou efeitos anti-hipertensivos, então parece que a dose é a chave. Talvez em algum lugar no meio ele funcione bem, como mostrado por um estudo em cães hipertensos: eles usaram 200 mg / kg para normalizar a pressão arterial no canino assuntos.

Podemos pensar na estévia como uma alternativa ao açúcar primordial com alguns efeitos potencialmente benéficos. Meio que canela ou açafrão, não o consumimos pelo calor ou como combustível literal para o nosso corpo, mas para sabor, variedade e, possivelmente, para a saúde. Pode induzir a secreção de insulina, mas aumenta a sensibilidade à insulina, reduz a glicose no sangue (ou seja, a insulina está funcionando) e não aumenta o apetite. Ele tem sido usado por humanos há centenas de anos e por pacientes diabéticos na Ásia há décadas. Eu sou um fã de coisas e recomendo-o como uma forma primária de satisfazer um guloso.

O que você acha da estévia? Eu amo isso? Odeio ele? Você já usou seus potenciais efeitos terapêuticos? Deixe-me saber na seção de comentários.

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Sobre o autor

Mark Sisson é o fundador do Mark’s Daily Apple, o padrinho do movimento Primal de comida e estilo de vida New York Times Autor dos best sellers A Dieta de Restauração Keto. Seu último livro é Ceto para a vida, onde ele discute como combinar a dieta cetônica com um estilo de vida Primal para ótima saúde e longevidade. Mark é autor de muitos outros livros, incluindo The Primal Blueprint, que foi creditado por turbinar o crescimento do movimento primário / paleo em 2009. Depois de passar três décadas pesquisando e educando as pessoas sobre por que os alimentos são o componente chave para alcançar e manter o bem-estar ideal, Mark lançou Cozinha primária, uma verdadeira empresa de alimentos que cria produtos básicos de cozinha Primal / Paleo, Keto e Whole30.

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Este artigo foi escrito em Português do Brasil, baseado em uma matéria de outro idioma. Clique aqui para ver a matéria original. Se desejar a remoção desta publicação, entre em contato no email cc@reducaodepeso.com.br.

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