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Por que o sono é tão importante para nossa saúde?


Passamos, em média, um terço de nossas vidas dormindo. O sono é uma das nossas necessidades essenciais e é tão importante para o nosso corpo quanto respirar, comer e beber, e manter uma saúde mental e física boa e positiva. No entanto, no mundo ocidental, os padrões de sono e as atitudes mudaram, e muitos adultos dormem cerca de 6 horas por noite em média com um 75% afirmam ter problemas para adormecer e / ou manter o sono à noite.

A qualidade do nosso sono tem um impacto direto na saúde e no bem-estar físico e mental, e quando você está lutando para atender às demandas de uma agenda lotada, estresse no trabalho e problemas pessoais, dormir à noite pode ser como nunca antes. .. terminar a luta. Mesmo uma ligeira perda de sono pode afetar muito seus níveis de energia, estado de alerta mental, controle do estresse e humor e, a longo prazo, isso pode causar muitos danos à nossa saúde. Então, por que o sono é tão importante para nossa saúde?

O sono ajuda a controlar o apetite

Os maus hábitos de sono podem aumentar as necessidades de energia do seu corpo. Isso ocorre porque, durante a noite, a necessidade de calorias é reduzida conforme você se move menos. Mas quando você não dorme, seu cérebro libera substâncias químicas que indicam fome.

O estômago produz um hormônio chamado grelina, que diz ao cérebro que está com fome e, quando não dormimos o suficiente, esse hormônio é liberado em grandes quantidades. Conforme seu estômago se enche com esse hormônio, seu corpo libera outro hormônio, a leptina, para ajudar a neutralizar a sensação de fome. No entanto, quando você não dorme, a leptina é liberada em quantidades menores. Isso leva a uma combinação de aumento da fome e diminuição da saciedade, o que leva a comer demais e a um ganho de peso indesejado.

A liberação de hormônios não é a única maneira pela qual a perda de sono altera nosso apetite. Sem um sono adequado, os alimentos ricos em gordura e açúcar são mais atraentes devido às mudanças no centro de recompensa de nosso cérebro. A falta de sono afeta essa área do cérebro e, como resultado, aumenta a tentação de lanchar.

Ao dormir o suficiente, você pode combater a reação natural do seu corpo à falta de sono e provavelmente notará que seu desejo por lanches maiores e porções diminuem.

O sono mantém seu sistema imunológico funcionando

Quando você dorme, seu sistema imunológico libera os compostos de citocinas. Algumas citocinas atuam formando uma barreira protetora para o sistema imunológico, o que o ajuda a combater a inflamação e a infecção. Por não dormir o suficiente, seu corpo pode não produzir citocinas suficientes para se proteger contra doenças, e outros componentes importantes do sistema imunológico, como células brancas do sangue e anticorpos, podem ser esgotados durante um período em que você dorme menos. Portanto, quando não nos sentimos bem, somos orientados a descansar e dormir o máximo possível para que as defesas naturais do nosso corpo sejam ativadas.

O sono ajuda o corpo a se reparar, recuperar e regenerar, e o sistema imunológico não é exceção. A pesquisa mostrou que um sono de melhor qualidade pode ajudar a combater infecções, e aqueles que dormem regularmente menos de 6 horas podem descobrir que são mais suscetíveis a tosses, resfriados e infecções.

Sono ajuda com depressão

Todos nós nos sentimos um pouco deprimidos de vez em quando e a tristeza é uma grande parte do ser humano. Para a maioria das pessoas, sentir-se deprimido é uma emoção temporária, muitas vezes relacionada a causas e eventos específicos, mas para outras, um sentimento de tristeza pode ser muito mais persistente e isso é conhecido como depressão. A depressão é uma doença grave Pode afetar todos os aspectos da vida de uma pessoa, mas uma das coisas mais comumente afetadas é o sono.

A relação entre sono e doença mental é bastante complicada, e algumas pessoas com depressão descobrem que simplesmente não conseguem dormir, enquanto outras pessoas acham que não conseguem parar de dormir. Para aquelas pessoas que não conseguem dormir, elas podem achar que seu humor fica muito mais baixo nos dias em que não conseguem dormir. Quando você não dorme, isso dessincroniza toda a química do seu cérebro e torna muito mais difícil pensar com clareza e controlar suas emoções, o que, por sua vez, tem um grande impacto nas mudanças de humor.

Se você sofre de depressão, deve trabalhar para se ajustar a um padrão de sono adequado. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para você, então você só precisa tentar coisas diferentes para alcançar a mentalidade de “dormir”.

Ler: Como o sono leva a um corpo e pele saudáveis: 7 verdades surpreendentes

conclusão

O sono é um componente vital e frequentemente negligenciado de nossa saúde. A pesquisa mostrou que dormir de sete a oito horas por noite é muito benéfico para a nossa saúde. Ingerir menos do que a quantidade recomendada pode aumentar o risco de problemas de saúde como doenças cardíacas e obesidade, além de afetar sua saúde mental.

É importante tomar medidas para garantir que você tenha uma programação de sono adequada, então faça uma dieta saudável e balanceada, beba bastante água, faça exercícios regularmente e considere tomar vitaminas e suplementos, como suplementos probióticos e multivitaminas para melhorar sua saúde geral.

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Este artigo foi escrito em Português do Brasil, baseado em uma matéria de outro idioma. Clique aqui para ver a matéria original. Se desejar a remoção desta publicação, entre em contato no email cc@reducaodepeso.com.br.

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