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Para lidar com a ansiedade cobiçosa, tente aceitar a incerteza



Sentir-se inseguro pode causar ansiedade e outros efeitos prejudiciais à saúde, mas, ao mesmo tempo, pesquisas mostram que as pessoas são resilientes e podem aprender a lidar com a situação e até mesmo prosperar em tempos de turbulência.

Se este período prolongado de incerteza deixará cicatrizes duradouras ou fornecerá um impulso para melhor se adaptar a eventos imprevisíveis depende em parte das circunstâncias individuais e estilos de enfrentamento – por exemplo, se você ainda tem uma fonte de renda ou se você ou seus entes queridos se tornam ficar doente. Os estilos de enfrentamento também são importantes – as pessoas que reagem aos desafios planejando tudo podem ter dificuldades quando o futuro é tão imprevisível.

Naturalmente, não gostamos de imprevisibilidade, diz ele Jelena kecmanovic, psicólogo clínico e professor adjunto da Universidade de Georgetown. “É o medo do desconhecido”, diz ele. “A incerteza é um terreno fértil para a ansiedade e o medo, porque você não sabe o que vai acontecer.”

A prática de grupo de Kecmanovic na área de DC, como muitos outros, viu um grande aumento nas ligações de pessoas que buscam tratamento para ansiedade, especialmente porque ficou claro que esta será uma situação prolongada, não apenas uma pequena protuberância que superar. .

“As pessoas dizem: ‘Não suporto não saber de nada’, diz ele.

A incerteza pode causar um ciclo vicioso de ansiedade, diz Jack Nitschke, psicólogo da Universidade de Wisconsin em Madison. “Nosso cérebro nos ajuda a ser bons no que fazemos”, diz ele. Independentemente dos padrões de pensamento que temos, o cérebro fortalece as vias neurais (que conectam as células cerebrais do sistema nervoso) para fazer isso. E, como o de Nitschke Pesquisas mostraramIsso significa que, se nos sentirmos ansiosos, “o cérebro está fortalecendo as vias neurais para a ansiedade”.

A incerteza alimenta a ansiedade, criando espaço para a mente conjurar os piores cenários, diz Nitschke. Estudos mostraram que animais de laboratório preferem consistentemente acidentes previsíveis a imprevisíveis, diz ele, e que a previsibilidade pode aumentar os efeitos negativos do estresse. Em outras palavras, a antecipação de uma ameaça incerta pode ser pior do que a própria coisa. No um artigo publicado Na revista Nature Reviews Neuroscience em 2014, Nitschke descobriu em parte que uma característica comum nos transtornos de ansiedade é uma resposta antecipatória hiperativa quando confrontado com condições imprevisíveis.

Os psicólogos têm várias ferramentas para medir o quão bem as pessoas lidam com a incerteza. Por exemplo, ele intolerância da escala de incerteza peça às pessoas que avaliem o quanto concordam com afirmações como “a incerteza torna a vida insuportável” e “minha mente não pode ficar relaxada se não souber o que vai acontecer amanhã”. A intolerância à incerteza é um fator de risco para muitos transtornos relacionados à ansiedade, desde transtorno obsessivo-compulsivo à depressão, transtornos alimentares e ansiedade generalizada, diz Kecmanovic.

Beth Meyerowitz, professora de psicologia e medicina preventiva da University of Southern California que estudou como as pessoas lidam com a incerteza que acompanha o diagnóstico de câncer, descobriu que pessoas com forte intolerância à incerteza eram mais propensas a lidar com a evitação . estratégias, como evitar que pensem ou vivenciem os sentimentos que têm, e que esses métodos de enfrentamento estejam associados a graus mais elevados de sofrimento emocional.

Os mecanismos de enfrentamento de evitação podem exigir muita energia e impedir a pessoa de desenvolver estratégias de enfrentamento mais eficazes, diz Meyerowitz. Para covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, “uma pessoa pode ter tosse e febre, mas evite procurar atendimento médico”.

A incerteza pode nos deixar exaustos, pois mesmo as tarefas mais simples da vida cotidiana nos dias de hoje exigem mais reflexão e causam mais ansiedade. Decisões outrora triviais como onde e quando fazer compras, quando visitar amigos se transformaram em cálculos ansiosos sobre riscos que não podem ser totalmente quantificados, diz Lisa Kath, psicóloga de saúde ocupacional da San State University. Diego, que está observando como as pessoas estão lidando com a pandemia.

Algumas pessoas são naturalmente mais tolerantes com a incerteza do que outras. Ter uma personalidade “planejadora” pode predispor alguém a uma ansiedade adicional em resposta à incerteza, diz Lacie Barber, psicóloga de saúde ocupacional da San Diego State University. “Tentar controlar uma situação incontrolável pode deixar você ainda mais estressado”, diz ele.

Algumas pessoas não conseguem dormir na noite anterior a uma viagem, a menos que tenham tudo embalado e todos os detalhes sobre a rota e a lista de reprodução planejados. Mas as pessoas que lidam melhor com a incerteza são aquelas com o estilo de enfrentamento mais flexível, diz Barber, observando um Meta-análise de 2014 que encontraram uma ligação positiva entre flexibilidade de enfrentamento e ajuste psicológico.

“Às vezes, resolver problemas é bom, às vezes ser proativo é bom, às vezes controlar suas emoções com cuidados pessoais é bom e, em alguns casos, até mesmo evitá-lo pode ser bom”, diz ela. “Mas fazer o mesmo independentemente da situação não vai funcionar. Em situações incontroláveis, concentrar-se no que você pode controlar, como suas reações, será o melhor. “

Os especialistas também dizem que é importante reconhecer as coisas externas, como o clima ou o estado da economia, que você não pode controlar e aceitar que estão fora de suas mãos.

Todos nós já ouvimos o ditado sobre ter serenidade para aceitar as coisas que você não pode mudar, coragem para mudar as coisas que você pode e também sabedoria para saber a diferença. “Isso envolve flexibilidade”, diz Barber. Ela aconselha as pessoas a diversificarem suas estratégias de enfrentamento e então usar aquela que melhor se adapta a um problema específico. Em alguns casos, é melhor se concentrar em mudar a situação, ajustando o ambiente (usar uma máscara ou ficar em casa). Mas, em outros casos, pode ser melhor mudar sua reação à incerteza, praticando a atenção plena ou a autopiedade.

“É o velho ditado que devemos viver um dia de cada vez”, diz Kath. E esse tipo de abandono do futuro é uma estratégia que também pode ser útil para a ansiedade pandêmica, diz Kath.

Outra estratégia útil, diz Meyerowitz, é dividir o problema em seus componentes. Descubra por que você está ansioso e tente encontrar maneiras de lidar com essas partes específicas.

“É realmente difícil descobrir a melhor maneira de lidar com ‘A Pandemia’”, diz Meyerowitz. A ansiedade da Covid-19 pode originar-se de sentimentos de isolamento durante os pedidos de permanência em casa, preocupações com a perda de um emprego ou demissão, preocupações sobre como lidar com a educação dos filhos ou esgotamento devido a problemas para dormir, Meyerowitz diz . É mais fácil lidar com essas questões individualmente do que pensar nelas como uma entidade única.

Quando a pandemia finalmente terminar, o período de incerteza pode deixar marcas duradouras. Uma questão desconhecida é como esse período afetará as crianças, especialmente aquelas de famílias que perderam o emprego durante a pandemia, diz Jungeun Olivia Lee, pesquisadora de serviço social da Universidade do Sul da Califórnia que estudou a insegurança no trabalho. . “Qual é o impacto disso? Não sabemos, mas será um grande problema para esta geração. ”

Dependendo de como lidam com a situação, algumas pessoas, crianças e adultos, também podem ter problemas de ansiedade duradouros.

“Se passarmos muito tempo praticando circuitos de ansiedade e construindo e fortalecendo as vias neurais que suportam a ansiedade, bem, uma vez que são construídos e fortalecidos, eles não funcionam”, diz Nitschke. Em vez disso, eles nos preparam para agarrar-nos a outras fontes de incerteza que surgem mais tarde e nos deixam ansiosos por causa delas, mesmo que não tenham causado ansiedade anteriormente. O antídoto, diz ele, é construir os circuitos neurais para tolerar a incerteza, encontrando maneiras de controlar a ansiedade agora e no futuro.

“A ideia aqui é vincular a incerteza à aceitação, e não ao perigo”, diz Nitschke. Quando você pensa na incerteza como um perigo, você constrói conexões neurais que apóiam essa associação, diz ele. Em vez disso, diz ele, a melhor coisa que você pode fazer é construir conexões neurais que o ajudem a associar a incerteza com uma “aceitação de que o futuro é desconhecido, que às vezes traz bons resultados e às vezes ruins, algo que geralmente não podemos fazer e geralmente supera isso. . “

A pesquisa de George Bonanno na Universidade de Columbia mostra que a maioria das pessoas é muito difícilt, mesmo depois de passar por eventos traumáticos, diz Kecmanovic.

“Os tempos estão difíceis, mas esta também é uma oportunidade para aprendermos a lidar com a incerteza e nos tornarmos mais resilientes”, disse Kecmanovic, acrescentando que a terapia cognitivo-comportamental é uma técnica que tem demonstrado ajudar as pessoas a aprender a lidar melhor com a incerteza. É normal se sentir ansioso e ter outros sinais de sofrimento mental – essas são reações normais, diz ela. Mas saiba disso, as chances são de que no final tudo dê certo.

Experimentar uma grande ameaça à sua vida (como uma pandemia) pode forçá-lo a repensar o que é importante para você e como você encontra o significado da vida, diz Meyerowitz. Em muitos casos, as pessoas podem ver isso como um resultado positivo. “A incerteza intensifica as emoções por sua própria natureza, e essas emoções intensas podem nos levar a questionar seu senso de valores e significado no mundo”, diz Meyerowitz.

Algumas pessoas vêem a incerteza como uma ameaça ou perda, enquanto outras parecem mais inclinadas a vê-la como um desafio, diz Meyerowitz. A Covid-19 trouxe muitas perdas reais e tangíveis – morte de entes queridos, demissões, sonhos cancelados – e essas perdas devem ser lamentadas, diz ele. Mas os aspectos da pandemia que podem ser encarados como desafios também podem oferecer oportunidades de crescimento pessoal, diz ele.

Pessoas que sobreviveram a um longo período de incerteza associado ao diagnóstico de câncer costumam dizer que obtiveram benefícios inesperados com a experiência.

“Eles dizem coisas como: ‘Não deixo mais coisas triviais me abaterem’”, diz Meyerowitz. “Você pode sair dessa ou sentir que é mais forte do que pensava.”



Este artigo foi escrito em Português do Brasil, baseado em uma matéria de outro idioma. Clique aqui para ver a matéria original. Se desejar a remoção desta publicação, entre em contato no email cc@reducaodepeso.com.br.

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