baby's health,balanced diet,diet plan,Health Blog,Health tips,nutrition,Obesity & Diet,obstetrics and gynaecology,pregnancy,Pregnancy & Infertility,Women's Health

O que fazer e o que não fazer durante a gravidez – Credihealth Blog


Tornar-se mãe é uma das maiores alegrias que uma mulher experimenta. No entanto, também inclui responsabilidades que começam antes mesmo do nascimento do bebê, para garantir que sejam saudáveis ​​e felizes. Veja como você pode cuidar de seu feto e facilitar a transição para a paternidade.

Cuide de sua saúde antes da concepção

Saúde antes da concepção está relacionada à sua saúde antes de engravidar e conhecer os diferentes fatores de risco e condições de saúde que podem afetar você ou seu feto se engravidar.

A sua saúde antes da concepção é importante porque muitas gravidezes não são planejadas e, apesar dos avanços no cuidado pré-natal e na medicina, as gravidezes não planejadas podem ter um risco aumentado de parto prematuro e baixo peso do bebê. De acordo com especialistas, as mulheres devem ser mais saudáveis ​​antes de engravidar e tomar medidas sobre todos os problemas e riscos de saúde com antecedência para prevenir problemas que podem afetar a mãe ou o bebê mais tarde.

Então, como você melhora sua saúde antes da concepção?

Aqui estão algumas ações importantes que você pode tomar para sua saúde antes da concepção:

  • Pare de fumar e beber álcool.
  • Gerenciar suas condições médicas (se houver). Isso inclui saúde bucal, diabetes, asma, obesidade e epilepsia.
  • Tome ácido fólico ou outras vitaminas pré-natais diariamente, conforme indicado pelo seu médico. O ácido fólico reduz o risco de defeitos de nascença no cérebro e na coluna.
  • Converse com seu médico sobre qualquer prescrição ou medicamento sem receita que esteja tomando.
  • Certifique-se de que suas vacinas estão em dia.

A sua saúde e a saúde do seu bebê durante a gravidez

Parabéns, você está grávida!

Você pode ter muitas perguntas sobre o que comer, o que fazer ou evitar e quais mudanças fazer em sua rotina para manter seu bebê são e salvo.

Aqui estão algumas coisas para manter na mente:

A. Sua dieta

Mulheres grávidas são bombardeadas com conselhos sobre o que comer, o que evitar e quanto comer. “Comer por dois” não significa necessariamente que você tenha que comer o dobro! Em vez disso, significa que o alimento que você ingere é a fonte de nutrientes para o seu bebê e você precisa fazer refeições balanceadas para mantê-lo e ao seu bebê saudáveis.

Bons alimentos para mãe e bebê incluem:

  • Frutas e vegetais
  • Grãos: cereais cozidos ou prontos para comer, gérmen de trigo
  • Produtos lácteos sem gordura ou com baixo teor de gordura: leite, iogurte
  • Carnes, aves, certos peixes

Alimentos a evitar:

  • Frutos do mar defumados refrigerados, como salmão, cavala, peixes com alto teor de mercúrio, cremes de carne refrigerados
  • Leite e sucos não pasteurizados; queijos de pasta mole não pasteurizados, como feta, brie, queijo branco, queijo fresco, queijos azuis
  • Ervas e plantas medicinais sem consulta médica.
  • Brotos crus de qualquer tipo

Você pode querer discutir e revisar seus planos de alimentação e / ou a necessidade de suplementos se tiver necessidades dietéticas especiais devido a diabetes, intolerância à lactose, PKU ou for vegetariano (para garantir que está comendo proteína suficiente). Além disso, existem certas maneiras de garantir a segurança alimentar durante a gravidez:

  • Limpe, cozinhe e resfrie todos os alimentos adequadamente para evitar infecções de origem alimentar, como listeria e toxoplasmose.
  • Mantenha a carne crua e os frutos do mar separados de outros alimentos.
  • Certifique-se de que todos os alimentos estão totalmente cozidos.
  • Lave os utensílios adequadamente.
  • Lave todos os vegetais e frutas antes de consumi-los.

B. Não fumar

Fumar não só faz mal à saúde (câncer e doenças cardíacas), mas também pode afetar a saúde do feto. Fumar durante a gravidez aumenta o risco de ter um bebê de baixo peso, um bebê com problemas cardíacos que se desenvolvem logo após o nascimento, um bebê com fenda labial ou palatina e um risco aumentado de síndrome de morte súbita infantil (SMSL) . Mulheres grávidas que fumam também correm maior risco de aborto espontâneo.

C. Assuma o controle de sua saúde bucal

É melhor fazer exames dentários regulares antes de engravidar, mas as mulheres grávidas também podem fazer um exame bucal completo durante os primeiros estágios da gravidez. As mulheres grávidas freqüentemente desenvolvem uma condição conhecida como gengivite da gravidez, na qual as gengivas ficam inchadas e sangram facilmente. Tanto a má higiene oral quanto o aumento dos níveis hormonais durante a gravidez causam isso. Embora não seja confirmado, a doença gengival pode aumentar as chances de o bebê nascer com baixo peso.

Mesmo após o nascimento, as bactérias que causam cáries podem ser transferidas para o seu bebê por contato direto ou por meio de objetos.

D. Diga não ao abuso de substâncias

Produtos químicos ingeridos ou inalados através do álcool ou drogas ilegais podem atravessar a placenta e chegar ao bebê. Isso coloca o bebê em risco de problemas como baixo peso ao nascer, morte fetal, defeitos de nascença, desenvolvimento lento e problemas de comportamento.

Efeito do álcool em seu bebê: Um bebê exposto ao álcool tem alto risco de nascer com transtorno do espectro alcoólico fetal (FASD), que causa características faciais anormais, problemas de aprendizagem e problemas de comportamento. Os danos causados ​​pelo álcool podem ocorrer nos primeiros estágios da gravidez, mesmo antes de a mulher saber que está grávida.

Além disso, leia sobre Os efeitos nocivos do consumo de álcool durante a gravidez

Efeito das drogas ilegais no bebê: As drogas são freqüentemente usadas em uma combinação de tabaco e álcool. Bebês de mulheres que usam drogas geralmente nascem viciados e requerem terapia de abstinência. Também aumenta o risco de contrair HIV por meio de drogas injetáveis. Os efeitos do uso de drogas geralmente não são visíveis até que o bebê entre na primeira infância.

E. Esteja ciente dos riscos ambientais

Existem vários riscos ambientais que podem colocar em risco a sua gravidez e a saúde do seu bebê.

Você pode ficar alerta para evitar a exposição ao seguinte:

  • Mercúrio (encontrado em grandes peixes predadores)
  • Chumbo (encontrado em certas águas e tintas)
  • Pesticidas (em produtos domésticos e alimentares)
  • Solventes (produtos químicos como diluentes, desengraxantes, decapantes de tinta)
  • Fumaça de cigarro (fumo passivo)
  • Arsênico (encontrado em alguma água de poço)

Limite sua exposição a esses poluentes tomando certas precauções diárias:

  • Verifique os rótulos dos produtos e alimentos antes de usá-los.
  • Fique longe de espaços mal ventilados ou da sala sendo pintada.
  • Tenha cuidado com a água que bebe em casa ou ao ar livre.

Você e seu bebê estão conectados. Portanto, cuide da sua saúde e do desenvolvimento do seu bebê enquanto se prepara para dar as boas-vindas ao seu pequeno pacote de alegria ao mundo real!

Aprenda como você pode cuidar de seu bebê e de você mesma. Saiba mais sobre gravidez, saúde feminina e infantil em nossa série de artigos de blog: # LadiesYBabies.

Para obter mais informações ou orientação personalizada gratuita, fale com um especialista médico da Credihealth pelo telefone +9180101994994.

Solicitar retorno de chamada



Este artigo foi escrito em Português do Brasil, baseado em uma matéria de outro idioma. Clique aqui para ver a matéria original. Se desejar a remoção desta publicação, entre em contato no email cc@reducaodepeso.com.br.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *