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O estágio de sono mais curto pode estar relacionado à morte anterior – Blog de saúde de Harvard


Uma e outra vez, sono suficiente foi mostrado crítico para o funcionamento diário e saúde a longo prazo. O sono tem muitas funções: recuperar energia para o cérebro, eliminar resíduos e formar memórias. Estudos anteriores claramente ligaram tempos de sono mais curtos com doença cardíaca, obesidade, desempenho cognitivo reduzido, piora do humor e até mesmo uma expectativa de vida mais curta. Atualmente, há novas pesquisas sugerindo que a falta de um certo tipo de sono (o estágio de sono do sono) pode estar ligada à morte precoce em pessoas de meia-idade e mais velhas.

O que é o sono REM?

O sono normal é dividido em dois tipos de sono: movimento rápido dos olhos (REM) e movimento não rápido dos olhos (NREM). NREM é ainda classificado pela profundidade do sono; N1 e N2 são estágios mais leves do sono e N3 é o sono profundo, que é mais repousante. (REM é o estágio onde ocorrem os sonhos vívidos). A atividade das ondas cerebrais durante esse período parece semelhante à atividade cerebral enquanto você está acordado. Os períodos REM geralmente ocorrem a cada 90 minutos e são mais longos durante a segunda metade da noite. O sono REM normalmente é responsável por 20% a 25% do tempo de sono.

Como o sono muda com a idade?

O tempo e os estágios do sono mudam naturalmente com a idade. O tempo total de sono diminui em 10 minutos a cada década até os 60 anos, quando para de diminuir. O tempo de sono N3, o estágio mais profundo do sono, também diminui com a idade; o tempo em N1 e N2 tende a aumentar. Como resultado, as pessoas acordam mais facilmente à medida que envelhecem. A porcentagem de sono REM também diminui naturalmente; portanto, a redução do tempo gasto em REM pode ser um marcador de envelhecimento.

O ritmo circadiano é um relógio interno de 24 horas que governa várias funções corporais, incluindo temperatura corporal, liberação de hormônio e tempo de sono. O relógio interno “avança” com a idade, de modo que os adultos mais velhos tendem a adormecer e acordar mais cedo. A adaptação ao jet lag e ao trabalho por turnos torna-se mais difícil. O cochilo diurno também aumenta à medida que a força do ritmo circadiano e a vontade de dormir à noite diminuem.

Estudos também mostraram que adultos mais velhos saudáveis ​​podem não perceber problemas com o sono quando ele está realmente perturbado, ou podem presumir que certos distúrbios fazem parte do envelhecimento quando têm condições tratáveis.

Por que menos sono aumentaria meu risco de morte?

A curto prazo, a falta de sono aumenta os níveis de cortisol, aumenta a pressão arterial, diminui a tolerância à glicose e aumenta a atividade do sistema de luta ou fuga do corpo, todos os quais estão ligados a um risco aumentado de diabetes. ataques cardíacos e derrames. . O desempenho cognitivo diurno também é reduzido, resultando em mais acidentes. Vinte e quatro horas de vigília contínua prejudicam a capacidade de dirigir no mesmo grau que uma concentração de álcool no sangue de 0,10%, que está acima do limite legal.

Sono de longo prazo, curto e longo (menos de cinco horas ou mais de nove horas) foram associados à morte anterior. Pessoas que dormem menos de quatro horas aumentam drasticamente o risco de morrer prematuramente, possivelmente por doenças cardíacas, diabetes, pressão alta, estresse crônico, imunidade mais baixa e envelhecimento mais rápido em geral.

Menos sono na fase de sono faz a diferença

Sabemos que o sono curto está associado a maior mortalidade, mas até agora não estava claro se o sono mais curto em um determinado estágio do sono faz diferença nos riscos à saúde associados à privação do sono. UMA novo estudo publicado em JAMA Neurology examinaram a relação entre o sono REM e a morte precoce em dois grandes grupos de estudo, um consistindo de 2.675 homens mais velhos e o outro de 1.386 homens e mulheres de meia-idade. Eles acompanharam os dois grupos ao longo do tempo e examinaram a relação entre os estágios do sono e as causas da morte.

Ambos os grupos apresentaram taxas de mortalidade mais altas relacionadas a uma diminuição no sono REM, com uma taxa de mortalidade 13% maior para cada 5% de redução no sono REM. O sono REM foi o estágio mais importante do sono na previsão da sobrevivência.

Colocando uma nova pesquisa em contexto: o que isso significa para mim?

Este estudo mostrou associação entre REM reduzido e aumento da mortalidade, mas não demonstrou a causa da associação. A privação de REM pode contribuir de forma independente para o desenvolvimento de muitas outras doenças. Os resultados se aplicam de forma mais clara aos idosos, visto que as faixas etárias estudadas têm em média 50 e 70 anos. REM curto também pode ser um marcador de um cérebro doente ou envelhecendo; menos sono REM já foi vinculado a aumento do risco de demência. Em geral, garantir um sono REM adequado é importante para proteger sua saúde a longo prazo.

Dormir melhor na meia-idade e depois

Manter um bom sono deve ser uma prioridade ao longo de sua vida. Todos podem fazer escolhas saudáveis ​​para maximizar um sono reparador. A Dra. Suzanne Bertisch escreveu anteriormente sobre recomendações para melhorar a higiene do sono, e há ainda mais sugestões disponíveis no Harvard Health Publishing Special Health Report Melhore o sono: tenha uma boa noite de sono.

Algumas etapas críticas para melhorar seu sono e saúde incluem:

  • Durma pelo menos sete horas por noite. Se você ainda se sentir cansado, durma um pouco mais; algumas pessoas precisam de oito ou nove horas de sono para se sentirem descansadas.
  • Mantenha um horário consistente para ir para a cama e acordar. Isso tornará o adormecimento mais fácil e manterá seu ritmo circadiano alinhado com seus horários de sono e vigília.
  • Tente dormir quando seu corpo naturalmente quiser adormecer e acordar. Isso pode ser diferente dos horários de sono e vigília necessários para horários de trabalho, o que também tem consequências negativas. Um médico do sono pode ajudá-lo a realinhar seu relógio circadiano com sua programação.
  • Depressão ou outros transtornos do humor podem levar a distúrbios do sono. Fale com o seu médico se se sentir deprimido, se já não gosta dos seus passatempos ou se está a lutar contra a ansiedade ou tristeza.
  • Se você não conseguir adormecer, continuar dormindo ou se sentir sonolento o tempo todo, pode ser necessário fazer uma avaliação médica para detectar um distúrbio do sono, como apnéia ou insônia do sono. O tratamento desses distúrbios pode fazer uma grande diferença na qualidade e na saúde de seu sono em geral.



Este artigo foi escrito em Português do Brasil, baseado em uma matéria de outro idioma. Clique aqui para ver a matéria original. Se desejar a remoção desta publicação, entre em contato no email cc@reducaodepeso.com.br.

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