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Motivação intrínseca vs. extrínseca, como começar quando você não tem vontade


motivação“Eu deveria me exercitar hoje.”

“Eu deveria comer melhor.”

“Eu deveria parar de enfiar comida na minha cara.”

Quantas vezes por dia você se pega usando a palavra devemos? A maioria dos meus clientes sabe o que deve fazer para melhorar sua saúde, mas parece que não consegue se motivar para isso. É por isso que eles vêm para mim. No entanto, é o seguinte. Não posso te dar motivação, só posso te dar as ferramentas para te motivar.

Então, se você já se sentiu como você devemos faça mais exercícios, coma melhor ou evite cortar outra fatia de bolo, continue lendo. Vou desvendar o que é motivação, os motivos pelos quais você fica preso e como finalmente sair do controle e agir.

O que é motivação, afinal?

Em seus termos mais simples, motivação é usado para descrever por que você faz o que faz.Esse porque É a força motriz por trás de suas ações, seja tomar um gole de sua garrafa d’água porque está com sede, sair para correr porque pagou para alugar um ônibus ou disparar o alarme porque ficou acordado até tarde assistindo a Netflix. . seu porque Provavelmente será influenciado por uma variedade de motivadores intrínsecos (internos) e extrínsecos (externos).

Exemplos de motivadores intrínsecos:

  • Correr porque alivia o estresse ou é divertido
  • Coma um café da manhã rico em proteínas, porque o mantém satisfeito durante toda a manhã
  • Fazer ioga porque ajuda a limpar a cabeça
  • Encher sua geladeira com alimentos saudáveis ​​porque economiza tempo e dinheiro
  • Organize seu espaço porque ajuda você a se sentir calmo

Exemplos de motivadores extrínsecos:

  • Perca peso para ganhar um desafio de condicionamento físico no trabalho
  • Limpe a casa para que seu cônjuge não fique irritado com sua bagunça
  • Evite alimentos processados ​​porque seu médico ou consultor de saúde lhe disse para
  • Sprint porque é isso que as pessoas em seu feed do FB estão fazendo
  • Coma alimentos orgânicos porque você quer que os outros considerem isso saudável

Deixe-me deixar bem claro que sua motivação (e seu porquê) são processos totalmente internos, ou seja é a sua própria percepção de uma situação que mais ou menos o motiva a fazer algo. É por isso que é importante descobrir sua própria razão profunda para permanecer comprometido com o caminho em que você está, ou escolher um caminho completamente diferente.

As razões pelas quais você fica preso

Claramente, a motivação envolve mais do que apenas querer algo ou fazer porque você deveria. Dito isso, mesmo com os melhores planos e um punhado de motivadores intrínsecos e extrínsecos, por que ainda é tão difícil de fazer?

Em mim prática privada e com meus alunos e graduados da Instituto Primário de Treinadores de Saúde, Eu falo muito sobre Em direção à motivação e Longe da motivação. Enquanto o primeiro é projetado para acender uma emoção positiva e transformadora, aproximando você das coisas que você deseja (ter mais energia, sentir-se bem com suas roupas, aumentar sua confiança), o último é geralmente mais negativo, agindo como um lembrete de todos os coisa. coisas que você não quer na vida.

Se você constantemente diz a si mesmo que está cansado de se sentir gordo, confuso e cansado, adivinhe o que seu cérebro está ouvindo? Ouvi dizer que você está gordo, confuso e cansado, o que muitas vezes leva a sentimentos de medo, dúvida ou autopiedade. Acredite em mim, essa não é a melhor pista para falar. E é a maneira mais rápida de se sabotar antes de começar.

Quando você opera fora de Longe da motivação, é mais provável que você use a negatividade para (tentar) se motivar. Mas os estudos realmente mostram que a autocompaixão e a autoaceitação são táticas melhores, especialmente depois que você teve um atrasar. Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que, depois de serem reprovados em um teste, os participantes que falavam gentilmente consigo mesmos acabaram gastando mais tempo estudando antes de refazer o teste do que os participantes que estavam irritados ou decepcionados com sua pontuação. O grupo de autocompaixão também relatou que ficava mais motivado a ver suas lutas sob uma luz positiva quando praticavam a autoaceitação, que é uma parte fundamental da autocompaixão.

Siga o fluxo (motivacional)

Como eu disse antes, é sua própria percepção de uma situação que impulsiona a motivação. Então, como você cultiva essa positividade interior? Aqui, veremos 5 maneiras de criar seus próprios motivadores intrínsecos e extrínsecos para que você possa começar a agir agora mesmo.

  1. Encontre o seu porquê. seu Por quê é uma crença, causa ou foco que impulsiona seus comportamentos. Você pode estar trabalhando atualmente pelo motivo de outra pessoa (pode ser um cônjuge que deseja que você comece a se exercitar; um pai que acha que você deveria ser magro; a crença de que é isso que você deveria estar fazendo). Mas você Por quê só pode vir de dentro de você. E sim descobrindo Seja qual for a sua, sua motivação provavelmente irá falhar, principalmente quando os obstáculos começarem a aparecer, o que, aliás, sempre acontece.

PASSO DE AÇÃO: Pense no que alcançar seu objetivo fará por você. É o prazer de ter juntas que não doem? Ou a alegria de ser um modelo para seus filhos? Ou a liberdade de finalmente parar de tomar seus medicamentos? Reserve um minuto e escreva algumas razões (que realmente ressoam em você) pelas quais você se sente compelido a agir.

2. Pese os prós e os contras. Quando você tem tantos motivos pelos quais deseja atingir seu objetivo quanto há motivos para não alcançá-lo, você cria um conflito interno que basicamente o mantém preso. Você pode querer comer algo saudável (e ter um porquê sólido para alimentar suas ações), mas pode se preocupar com a possibilidade de nunca mais comer algo “divertido” novamente, sabotando-se assim. Ou talvez você se sinta ótimo ao se exercitar todas as manhãs, mas a idéia de receber atenção indesejada de estranhos ao perder peso é um apagão total.

ETAPA DE AÇÃO: Considere como essas mudanças afetarão você. Primeiro, escreva os benefícios dessa mudança. Como isso afetará você de forma positiva? Agora faça o mesmo com os contras. Escreva como isso o afetará de forma negativa. Leia sua lista e risque todas as desvantagens que pareçam triviais ou insignificantes ou que não sejam verdadeiras para você. O segredo para resolver conflitos internos é ter mais motivos para querer do que motivos para não querer.

3. Fim da procrastinação. Você nem sempre terá vontade de acordar cedo para fazer exercícios ou planejar um café da manhã repleto de proteínas, mas existem táticas que você pode usar para fazer isso de qualquer maneira. Existe uma estratégia chamada a regra dos 5 segundos que diz que você tem 5 segundos para agir por instinto (que está fora de sua zona de conforto) antes que seu cérebro o desligue em um esforço para se manter seguro. Aja dentro de 5 segundos após o pensamento e você desfará seu controle protetor sobre você. Outra estratégia do guru do hábito, James Clear sugere eliminar distrações, tornando-as mais difíceis de fazer. Por exemplo, se assistir TV o impede de praticar ioga, desconecte-o ou oculte o controle remoto. Não consegue parar de apertar o botão de soneca? Coloque o telefone no outro cômodo enquanto dorme para ter que sair da cama para desligá-lo.

PASSO DE AÇÃO: experimente a técnica da regra de 5 segundos, contando a partir do 5 até o momento em que você tiver o instinto para agir. Depois de atingir 1, siga em frente! Para a estratégia James Clear, pense nas coisas que o fazem procrastinar e, em seguida, torne-as mais difíceis eliminando a tentação.

4. Recompense-se. Às vezes, grandes objetivos podem ser intimidantes, dificultando a motivação. Para uma solução simples, tente criar objetivos menores e, em seguida, recompensar-se quando você os alcançar. Você pode não ter motivação para começar a se exercitar porque tem 30 quilos a perder, mas considere dividi-los em incrementos de 5 ou 10 libras e recompensar-se com um novo top de treino ou um jantar saudável toda vez que atingir um de seus mini objetivos. . .

ETAPA DE AÇÃO: Escreva a grande meta que você gostaria de alcançar. Em seguida, crie metas menores (se necessário) e escreva como você será recompensado quando alcançá-las. Apenas certifique-se de que suas recompensas não sabotem seus esforços. Recompensar um treino intenso com algumas cervejas ou um prato de nachos é contraproducente.

5. Visualize seu sucesso. Usado por todos, de atletas a empreendedores, visualizar seu sucesso é uma ferramenta motivacional comprovada, especialmente quando combinada com emoções elevadas, como alegria ou entusiasmo. Quando você traça uma imagem clara de como é o sucesso em sua mente, ele se torna menos abstrato e mais realizável. Além disso, quando você gasta tempo com as coisas que deseja (roupas mais soltas, dormir melhor, perseguir seus filhos sem parar para recuperar o fôlego) em comparação com as coisas que você não quer (sentir-se inchado, girar e girar e sentar no sofá perder) seu cérebro se torna mais receptivo para encontrar oportunidades que se alinham com seu objetivo.

PASSO DE AÇÃO: Todas as manhãs, antes de sair da cama, reserve 2 minutos para se visualizar como se já tivesse conseguido. Imagine como seria a sensação de atingir seu objetivo e preste atenção aos sentimentos positivos que surgem automaticamente quando você faz este exercício.

5 maneiras de se motivar agora

Lembre-se, quando você diz a si mesmo que deveria estar fazendo algo, na verdade está apenas reforçando a ideia de que não está fazendo. Portanto, primeiro, apague a palavra deveria de seu vocabulário e, em seguida, mergulhe nestas 5 maneiras de cultivar seu próprio senso de motivação:

Encontre seu porque

Avalie os prós e os contras

Fim da procrastinação

· Se recompense

Visualize seu sucesso

O que funcionou para você? Diga-me como você se motiva quando não sente isso.

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Sobre o autor

Poder Erin

Erin Power é a Diretora de Coaching e Currículo da Instituto Primário de Treinadores de Saúde. Ele também ajuda seus clientes a reconquistar uma relação de amor e confiança com seus corpos, enquanto restaura sua saúde metabólica, para que possam perder gordura e ganhar energia, por meio de sua própria prática privada de coaching de saúde. comer simples.

Se você é apaixonado por saúde e bem-estar e quer ajudar pessoas como Erin todos os dias por seus clientes, considere se tornar um treinador de saúde certificado. Aprenda as 3 etapas simples para construir um negócio de coaching de saúde de sucesso em 6 meses ou menos neste briefing especial apresentado pelo cofundador da PHCI, Mark Sisson.

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Este artigo foi escrito em Português do Brasil, baseado em uma matéria de outro idioma. Clique aqui para ver a matéria original. Se desejar a remoção desta publicação, entre em contato no email cc@reducaodepeso.com.br.

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