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Manter-se saudável e ativo em casa


Dra. MirandaA saúde física é essencial para combater o estresse e as demandas do clima atual, mas pode ser difícil se manter saudável quando o acesso a instalações recreativas públicas e academias de ginástica é limitado. No entanto, manter um estilo de vida saudável é mais importante do que nunca, mesmo que muitos de nós passemos mais tempo em ambientes fechados. Christel Miranda, MD um médico de família do Mercy Medical Group em Roseville oferece algumas dicas para ajudá-lo a se manter ativo enquanto está em casa.

Entre em uma rotina.

Seu treinamento não deve ser apenas seguro e eficaz, mas também agradável. Pode ser tão simples quanto andar pela casa, correr em uma máquina, pular corda ou fazer burpees. Para quem não se exercita normalmente, é melhor começar a rotina com exercícios de baixa intensidade, como caminhar. Conforme seu corpo se acostuma com a atividade física, aumente gradualmente a duração, a intensidade e a frequência dos exercícios. Como sugere o Dr. Miranda, o objetivo geral deve ser exercícios moderadamente intensos por 30 minutos por dia, cinco vezes por semana.

Desafie-se.

Você sente falta da sala de musculação em sua academia local? Você sempre pode usar seu próprio peso corporal para atingir certos músculos com exercícios específicos, diz o Dr. Miranda. Flexões amplas exercitam os músculos do peito, enquanto flexões estreitas exercitam os tríceps. Os agachamentos e estocadas têm como alvo as extremidades inferiores. Agachamento, flexões e chutes agitados, todos trabalham nos músculos abdominais. Fazer pranchas trabalha seus músculos centrais. Você também pode tirar proveito de muitos programas de treinamento diferentes disponíveis online; muitos são gratuitos e oferecem a orientação de um profissional para garantir que você não esteja fazendo nada que possa resultar em lesão.

Esteja atento ao que você come.

Uma alimentação saudável é parte integrante da prevenção ou controle de doenças médicas e de uma boa vida. Dr. Miranda recomenda frutas, vegetais, grãos, proteínas e laticínios para uma dieta bem balanceada. Gorduras e óleos também fazem parte de uma boa dieta, mas as gorduras saturadas e trans devem ser limitadas, pois esses ingredientes têm sido associados a doenças cardíacas, diabetes, alguns tipos de câncer e artrite. Mas não se preocupe. Você ainda pode lanchar em casa, desde que escolha opções saudáveis, como frutas e vegetais, alimentos integrais e laticínios com baixo teor de gordura. No entanto, se você tiver mais preocupações dietéticas, sempre deve discutir isso com seu profissional de saúde.

Reduza os gatilhos de estresse e ansiedade..

Lembre-se de se afastar da tela e parar de assistir às notícias. Isso não só ajuda a aliviar o estresse nos olhos, mas também permite que você reduza sua ansiedade. Especialmente se seu trabalho envolver olhar para telas por longos períodos de tempo, o Dr. Miranda recomenda praticar a regra 20-20-20: Olhe a pelo menos 6 metros de distância por 20 segundos a cada 20 minutos. Concentre-se em hobbies que você adora e que comprovadamente reduzem a ansiedade, incluindo meditação e ioga. Manter contato com a família e amigos por meio de ligações e mensagens de texto também pode ajudar a nos acalmar, caso nos sintamos desconfortáveis.

Lembre-se das melhores práticas.

O Dr. Miranda enfatiza a importância de seguir as melhores práticas para permanecer seguro em meio ao surto de COVID-19. Isso inclui praticar o distanciamento físico, lavar as mãos com água e sabão com frequência e usar capas de pano para o rosto quando estiver em público para ajudar a retardar ou prevenir a propagação do vírus. Consulte com o Centros de Controle e Prevenção de Doenças e autoridades locais de saúde pública para obter as informações e diretrizes mais atualizadas.

Dra. Christel Miranda é médica de família no Mercy Medical Group em Roseville, CA.

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Este artigo foi escrito em Português do Brasil, baseado em uma matéria de outro idioma. Clique aqui para ver a matéria original. Se desejar a remoção desta publicação, entre em contato no email cc@reducaodepeso.com.br.

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