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Manter a saúde emocional por meio da resiliência


Foto da Dra. ParmelyParece que agora, mais do que nunca, as pessoas estão colocando sua saúde pessoal em primeiro lugar. Esteja você praticando orientações de distância física ou pedindo a amigos recomendações de aulas de exercícios online, manter-se saudável é essencial durante esta pandemia, incluindo sua saúde mental e bem-estar emocional.

Sua saúde emocional é tão importante quanto sua saúde física, se não mais em momentos de estresse. Stephanie Parmely, PhD, especialista em medicina comportamental do Dignity Health Mercy Medical Group, explicou por que é essencial manter a saúde mental e se esforçar para ser emocionalmente resiliente.

Construir resiliência emocional

O Dr. Parmely define “resiliência emocional” como o processo de lidar com a adversidade de maneira saudável. “Não é um resultado, mas sim uma série de escolhas de atitude e comportamento para lidar com traumas, tragédias ou outro estresse significativo da vida”, diz a Dra. Parmely. Pessoas que praticam resiliência emocional têm muito mais probabilidade de prosperar em face da adversidade, especialmente quando aprendem este jovem.

Essa prática pode ocorrer no início de sua vida, mesmo sem perceber. Por exemplo, quando somos jovens, aprendemos a andar de bicicleta, amarrar os sapatos e calcular problemas de matemática. E embora nossos pais e professores nos ensinem essas tarefas no início, recebemos cada vez menos orientação à medida que dominamos a tarefa, o que nos permite controlar nossas próprias frustrações. Assim que ganhamos confiança para superar um desafio, aprendemos habilidades de resiliência.

Trabalhe seus músculos emocionais

Como o exercício diário, construir força emocional e resiliência requer condicionamento. Mas, em vez de levantar pesos ou sair para correr, trabalhar os músculos emocionais requer apenas um exercício: otimismo. Isso é feito vendo os desafios como temporários e entendendo seus erros como escolhas comportamentais. O otimismo vem de uma compreensão profunda do que é interno e do que é externo.

Todo mundo tem pensamentos negativos ao longo do dia, gostemos ou não. Em vez de ignorar pensamentos e percepções negativas, desafie-os. Pergunte a si mesmo: “Existem outras explicações? Qual é o melhor cenário? Qual é o pior cenário e posso vivê-lo? Quais são as chances de que isso aconteça? Se um amigo estivesse nessa situação, o que eu diria a ele? “

A Dra. Parmely explicou como ela compartilhou seus erros com outras pessoas que podem ter cometido um erro semelhante. “Sei por experiência própria que é comovente quando outras pessoas cometeram erros semelhantes aos meus e ajuda saber o que podem ter aprendido com elas”, disse a Dra. Parmely.

Acompanhe o seu progresso

Manter um diário é freqüentemente esquecido. No entanto, a prática não apenas envolve a mente, mas também nos ajuda a acompanhar o progresso emocional. A meditação consciente também é um remédio bem conhecido para lidar com nosso estresse emocional e o registro em diário pode nos ajudar a direcionar isso.

A Dra. Parmely compartilhou que nosso crescimento emocional pode ser difícil de notar porque a mudança é gradual, então o diário ajuda a rastrear essas mudanças. “Você pode voltar e lembrar o que pode ter sentido durante outro momento difícil e lembrar como você superou isso”, disse o Dr. Parmely.

E ao escrever suas experiências, o Dr. Parmely recomenda nomear suas emoções, porque rotular algo pode ajudar nosso cérebro a diferenciar entre as sensações corporais e as emoções. Na verdade, estudos têm mostrado que crianças que praticam expressar seus sentimentos verbalmente têm menos probabilidade de agir com agressão física. Quanto mais forte a conexão entre nosso cérebro emocional e nosso cérebro lógico, mais equilibrados podemos ser emocionalmente.

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Este artigo foi escrito em Português do Brasil, baseado em uma matéria de outro idioma. Clique aqui para ver a matéria original. Se desejar a remoção desta publicação, entre em contato no email cc@reducaodepeso.com.br.

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