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É possível ser muito empático? (E como lidar com isso em caso afirmativo)


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Desde que me lembro, a dor de outras pessoas, tanto física quanto emocional, parecia penetrar diretamente em meu corpo e em minha mente. Quando eu era criança, toda vez que alguém caía no parquinho, meu estômago subia e descia como um elevador errático. Mesmo se alguém apenas eu falo sobre me machucar, meu estômago embrulhou em empatia. Até hoje, meu corpo ainda reage da mesma maneira sempre que vejo ou ouço alguém em perigo (assistir ao noticiário muitas vezes pode levar a uma sensação de dor física e pânico)

a emocional A absorção, no entanto, nem sempre foi tão nítida, como sentimentos como depressão, o medo e a raiva costumam ser mantidos em segredo. Mas, à medida que fui ficando mais velho, ficou cada vez mais evidente o quanto as emoções das outras pessoas me afetam. Posso estar perfeitamente à vontade e me sentindo cheio de energia, mas se fico perto de certas pessoas por muito tempo, internalizo suas emoções negativas, o que me faz sentir injustificado. ansiedade, tristeza e cansaço. Por outro lado (graças a Deus!), Também tendo a me sentir mais alegre e esperançoso quando estou perto de pessoas honestas, gentis e … empáticas.

Mais ou menos no ano passado, também descobri que existe um termo para pessoas como eu: empatia. Quando ouvi pela primeira vez, tenho que admitir que parecia algo saído de uma história de ficção científica (o exemplo que me veio à mente foi Deanna Troi de Star Trek, que tinha a capacidade de sentir emoções e funcionou adequadamente como um navio). . No entanto, quanto mais eu pesquisava, mais percebia o quanto a etiqueta de empatia cabia.

Em um artigo para o Psychology Today intitulado “10 Traits Empaths Share”, a psiquiatra Dra. Judith Orloff descreve os empatas como pessoas que tendem a absorver as emoções e / ou sintomas físicos dos outros. Empática (e autora de Guia de sobrevivência do Empath: estratégias de vida para pessoas sensíveis), O Dr. Orloff lista alguns dos traços mais comuns que os empatas compartilham, incluindo: naturezas e sentidos altamente sensíveis (um empata pode ser mais facilmente estressado do que outros por barulho, cheiros, etc.), um sentido desenvolvido de intuição, tendência a se sentir oprimido e inclinação para cuidar dos outros às custas de sua saúde mental.

Eu sei que posso me identificar com quase todas as partes dessa lista … e agora eu entendo que quando um membro da família me chamou de “hipersensível” quando criança, não era porque eu era fraco ou errado, era simplesmente uma parte de o que eu fui e sempre serei. No entanto, como recomenda o Dr. Orloff, os empatas aprendem a se concentrar para não se sentirem oprimidos. Empatia ou não, todos nos sentimos sobrecarregados às vezes, e é por isso que as sugestões a seguir podem ajudá-lo a navegar na vida, seja você se relacionar com a intuitiva Deanna Troi ou com o lógico Spock.

  1. Faça pausas: Em sua vida cotidiana, lembre-se de fazer pausas grandes e pequenas. Pequenas pausas podem ser tão simples quanto tirar alguns minutos para fazer exercícios de respiração profunda em seu carro antes de sair, especialmente se a direção em si foi estressante, deitar no sofá e fechar os olhos por alguns minutos após fazer o faça compras, até dê uma volta no quarteirão quando a voz do seu parceiro começar a irritá-lo! As pausas mais importantes incluem tomar um longo banho de espuma, tirar um dia de folga do trabalho online e nas redes sociais e entrar na natureza. Fazer pausas pode ajudar a restaurar, rejuvenescer e equilibrar, portanto, certifique-se de fazê-las assim que se sentir oprimido, ou mesmo saber que irá.
  2. Estabelecer limites: Se alguém continuamente o deixa desconfortável e / ou drena sua energia, pense em limitar o seu tempo com essa pessoa. E quando você estiver na companhia dessa pessoa, lembre-se de que você não precisa da aprovação dela … então, se ela quiser algo de você que você não quer dar, você pode aprender a afastar qualquer culpa desnecessária e também pode se sentir mais fortalecido para dizer não. A foco, uma das maneiras mais compassivas de dizer não é simplesmente agradecer à pessoa por pensar em você e explicar que você está sobrecarregado demais para fazer qualquer outra coisa agora. Se não tiver certeza, você pode sempre dizer para verificar seu calendário primeiro e que entrará em contato com essa pessoa nos próximos dias. E, se você acha que pode agradar demais às pessoas (os empáticos tendem a ser), pode ser muito útil. não aceitar qualquer coisa no momento (a menos, é claro, que você saiba que De verdade quer).
  3. Confie em si mesmo: Por último, mas não menos importante, lembre-se que é você quem sabe vocês o melhor. Ninguém mais pode calcular quanto tempo você precisa para se recuperar. Ninguém mais pode acessar sua intuição. Ninguém mais pode aprender a equilibrar sua própria vida tão bem quanto você. Portanto, honre seu presente, reconheça sua força e … confie em si mesmo.

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QUE Referência
Shawn, T. (2020). É possível ser muito empático? (E como lidar com isso em caso afirmativo). Psych Central. Recuperado em 30 de agosto de 2020 em https://psychcentral.com/blog/is-it-possible-to-be-too-empathetic-and-if-you-are-how-to-cope/

Revisado cientificamente

Última atualização: 28 de agosto de 2020 (Originalmente: 30 de agosto de 2020)
Última revisão: Por um membro do nosso conselho consultivo científico em 28 de agosto de 2020
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Este artigo foi escrito em Português do Brasil, baseado em uma matéria de outro idioma. Clique aqui para ver a matéria original. Se desejar a remoção desta publicação, entre em contato no email cc@reducaodepeso.com.br.

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