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Covid-19 versus esportes internos e externos. Como jogar vários jogos com segurança.



Como tudo relacionado à covid-19, a doença causada pelo coronavírus, a doença é muito nova para que ainda haja muitos dados sobre essas questões específicas. E com rapidez propagação do vírus Em todo o país, algumas regiões tomaram medidas para impedir as pessoas de fazer exercícios em ambientes fechados. Minnesota, onde moro, está em um “hiato” de quatro semanas que fechou academias e suspendeu os esportes organizados.

Quando esportes indoor são permitidos, os especialistas dizem que os pais podem avaliar o risco com base no conhecimento de como o vírus se espalha, juntamente com estudos que investigam a transmissão de outras doenças infecciosas por meio de eventos esportivos. Os fatores a serem considerados incluem ventilação, número e proximidade dos jogadores, adesão ao uso de máscara e taxas de infecção na comunidade.

Quando possível, considere jogar ao ar livre, diz Cordelia Carter, cirurgiã ortopédica e codiretora do Centro de Saúde Langone para Jovens Atletas da NYU, em Nova York. “O melhor esporte indoor é o outdoor”, diz ele.

Mas mesmo os esportes ao ar livre apresentam riscos. Embora os dados sejam limitados, covid-19 foi associado a uma série de eventos esportivos e locais, incluindo um recreativo jogo de hóquei no gelo na Flórida e um instalação de squash na Eslovênia.

No MinnesotaAutoridades de saúde anunciaram recentemente que pelo menos 10% dos casos nas escolas estaduais estavam associados a esportes. No geral, o comissário estadual de saúde relatou 46 surtos relacionados ao hóquei, 41 relacionados ao voleibol, 35 ao futebol, 20 ao basquete e 15 ao futebol.

Ao considerar esportes internos neste inverno (se ainda estiverem acontecendo), um fator a considerar é a ventilação. Não é suficiente abrir uma única janela ou colocar um ventilador, diz Paul Francisco, um pesquisador de ar interno na Colorado State University em Fort Collins e na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. Você tem estudado como os contaminantes, incluindo os infecciosos patógenos, movendo-se pelo ar e como vários tipos de ventilação afetam o potencial de exposição a contaminantes transportados pelo ar.

Embora seja melhor do que nada, abrir uma janela ou porta pode acabar apenas soprando ar (e agentes patogênicos) em vez de fora, diz ele. É melhor tentar melhorar a ventilação cruzada abrindo portas e janelas em lados opostos de uma sala ou edifício para que o ar seja afastado dos locais onde ocorre a maior parte da poluição.

Para avaliar a segurança de uma academia, cúpula ou outro local, você pode procurar pistas sobre como o ar se move pelos espaços, diz Francisco.

Edifícios mais antigos vazam mais do que os mais novos e provavelmente são melhores para o fluxo de ar. Grandes ventiladores de teto podem varrer o ar rapidamente. E grandes espaços ajudam, especialmente em edifícios mais novos e estreitos. Os cálculos de Francisco sugerem que dobrar a altura de um teto pode produzir o equivalente a mais de duas vezes o número de trocas de ar quando há pessoas em um espaço por uma hora.

Mas mesmo a melhor ventilação não neutralizará o risco de exposição a pequenas partículas exaladas por alguém que respira pesadamente em seu rosto. Isso explica os surtos relacionados aos esportes ao ar livre.

“Se você vai ficar muito perto de pessoas infectadas, esse é o maior problema”, diz Francisco. “Você vai pegá-lo antes que a ventilação possa agir sobre ele.”

As chances de inalar partículas infecciosas aumentam à medida que você passa mais tempo em um espaço, diz Francisco. Você tem maior probabilidade de se infectar se passar o dia todo em uma academia do que se passar uma hora lá. Dividir o espaço com menos pessoas também ajuda.

Dadas essas variáveis, Francisco diz que os riscos são provavelmente menores para um esporte como a natação, que é feito longe dos outros em um espaço amplo e bem ventilado, onde as pessoas passam menos tempo juntas nadando juntas, do que para esportes como basquete, hóquei ou voleibol que envolvem contato próximo em espaços mais apertados entre jogadores que podem cuspir acidentalmente uns nos outros.

O coronavírus não é a única causa de doenças esportivas, e pesquisas anteriores oferecem uma visão sobre como os atletas podem transmitir doenças infecciosas. Esportes de contato como luta livre, judô, rúgbi e futebol são particularmente bons para espalhar infecções de pele como Staphylococcus aureus resistente à meticilina ou MRSA; Estreptococo do grupo A; Staphylococcus aureus; e herpes, diz H. Dele Davies, consultor de doenças infecciosas pediátricas e epidemiologista do Centro Médico da Universidade de Nebraska em Omaha. Ele foi o principal autor de um Papel de 2017 em Pediatria, que ofereceu orientação clínica a pediatras sobre o manejo de surtos associados ao esporte.

Doenças transmitidas pelo ar e evitáveis ​​por vacinas, como varicela, sarampo e gripe, também podem ser transmitidas por meio de esportes como ginástica e esqui, segundo o relatório. A transmissão ocorre não apenas por contato físico, mas também por esteiras de ginástica, garrafas de água e outros equipamentos. Ocasionalmente, os jogadores entram em contato com os fluidos corporais de outras pessoas.

As doenças respiratórias não são tão bem estudadas quanto as infecções de pele no contexto esportivo, mas ocorrem, diz Mary Anne Jackson, médica infecciosa da Universidade de Missouri em Kansas City e do Children’s Mercy Hospital e coautora do artigo. pediatria.

Nas Olimpíadas de Salt Lake City de 2002, três grupos de gripe ocorreram, afetando atletas e equipe de apoio. As visitas à clínica de saúde nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang em 2018 incluíram relatos de influenza e norovírus, uma doença gastrointestinal altamente contagiosa.

Se evitar esportes internos significa não praticar exercícios, isso também é um risco. Os esportes organizados oferecem oportunidades de movimento, interação social e lições de vida embutidas na competição. Os benefícios da atividade física incluem melhorias na saúde cardiovascular, sono, saúde mental e concentração, diz Carter. Alguma evidência sugere que atividades organizadas podem ajudar algumas pessoas a manter os exercícios.

No entanto, já havia desvantagens para os esportes organizados antes da pandemia. Para os jovens em particular, diz Carter, a especialização precoce pode levar ao esgotamento e lesões por uso excessivo. Este pode ser um bom momento para pessoas de todas as idades ampliarem seus horizontes atléticos, sugere ele, com atividades menos estruturadas ou mais solo, como ioga, caminhada, dança ou artes marciais.

Para aqueles que desejam continuar praticando esportes internos organizados da maneira mais segura possível, os especialistas recomendam observar de perto as políticas de uma equipe. Os detalhes a serem considerados incluem o uso de máscaras, brincadeiras em pequenos grupos, limpeza regular da superfície, triagem de sintomas e até mesmo testes regulares.

A maioria dos esportes nacionais tem um órgão regulador nacional com diretrizes que podem ajudar organizações menores e famílias a desenvolver e avaliar protocolos, diz Carter. O site de Hóquei nos Estados Unidos tem uma página de recursos covid-19, assim como Futebol americano Y Esqui e snowboard dos EUA.

Os números de casos locais também são importantes a considerar, diz ele. E, em última análise, todos os atletas e famílias terão que tomar decisões com base em sua tolerância ao risco e nas condições de saúde de seus contatos próximos.

Avaliar o risco inclui pensar além do campo de jogo, Davies diz, no vestiário e nas celebrações pós-jogo em bares, restaurantes ou residências. E cada camada de proteção é como uma fatia de queijo suíço. Nenhuma das estratégias oferece proteção perfeita, mas juntas podem cobrir muitos buracos para ajudar a minimizar o risco.

“Cada plano é tão bom quanto o elo mais fraco ou a pessoa que não cumpre”, diz ele. “Se houver uma boa ventilação e todos usarem máscara e se manterem distantes uns dos outros, e houver uma boa limpeza do ambiente, as chances de manter todos seguros aumentam drasticamente”.



Este artigo foi escrito em Português do Brasil, baseado em uma matéria de outro idioma. Clique aqui para ver a matéria original. Se desejar a remoção desta publicação, entre em contato no email cc@reducaodepeso.com.br.

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