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Coronasomnia: o coronavírus está estragando nosso sono



No entanto, todas as noites ela acabava olhando para o teto, acordada. Nos últimos cinco meses, tudo o que Tibebu desejou foi uma noite de sono decente.

“A falta de sono está me deixando louco”, disse Tibebu, uma escritora técnica de 36 anos que mora em Takoma Park, Maryland, onde na maioria das noites seus olhos se abrem por volta das 2h da manhã e ela começa a obcecado por tudo: da terrível resposta da América à pandemia ao lamentável estado de sua vida amorosa.

Como se o novo coronavírus já não tivesse causado destruição suficiente no mundo, médicos e pesquisadores estão vendo sinais de que ele também está causando danos profundos no sono das pessoas. A corononasonia, como alguns especialistas agora a chamam, pode ter ramificações profundas para a saúde pública, gerando uma nova população massiva de insones crônicos que terão que lidar com um declínio na produtividade e paciência, E mais velho riscos de hipertensão, depressão e outros problemas de saúde.

De acordo com especialistas, é fácil entender por que as pessoas não conseguem dormir. A pandemia tem aumento do estresse e rotinas alteradas.

contas bancárias são necessários e crianças estão em casa. Os dias não têm ritmo nem interação social. O quarto, que segundo os especialistas em sono deveria ser um santuário sem aparelhos eletrônicos, agora funciona como um escritório improvisado para muitos. A notícia é viciante, ruim e atualizada 24 horas por dia sob uma luz azul que afasta o sono. O futuro é incerto. O fim da crise é indiscernível.

“Pacientes que costumavam ter insônia e dificuldade em adormecer de ansiedade estão tendo mais problemas. Os pacientes que tinham pesadelos agora têm mais ”, disse Alon Avidan, neurologista que dirige o Centro de Distúrbios do Sono da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA). “Com COVID-19, reconhecemos que atualmente existe uma epidemia de problemas de sono.”

Mesmo antes da chegada do vírus, a falta de sono era um crise latente de saúde pública associado a um conjunto de doenças. Cerca de 10 a 15% da população mundial sofria de insônia crônica, ou seja, dificuldade para adormecer ou permanecer dormindo pelo menos três noites por semana por um período de três meses ou mais. Crises como desastres naturais ou ataques terroristas são conhecidos por causar insônia em curto prazo. No entanto, os especialistas afirmam que o impacto global e a natureza prolongada sem precedentes da pandemia ameaçam expandir a taxa de insônia crônica, que é muito mais difícil de tratar.

“A insônia não é um problema benigno. O impacto da insônia na qualidade de vida é enorme ”, disse Charles M. Morin, diretor do Centro de Pesquisa do Sono da Universidade Laval em Quebec, que tem convocou campanhas a serem realizadas em grande escala sobre a importância do sono para conter a crise de sono da idade de coronavírus. “Ouvimos o tempo todo sobre a importância de fazer exercícios e ter uma boa alimentação, mas dormir é o terceiro pilar de uma saúde sustentável”.

Morin está liderando um projeto de 15 países para medir o impacto da pandemia no sono, mas já há evidências de uma deterioração generalizada. As prescrições de medicamentos para dormir são aumentou em 15% entre meados de fevereiro e meados de março nos Estados Unidos, de acordo com a Express Scripts, uma importante gerente de benefícios farmacêuticos. No UCLA Center for Sleep Disorders, o número de pacientes que sofrem de insônia aumentou de 20 para 30%, e cada vez mais deles são crianças.

Vários estudos online em China, França mim Itália encontraram casos de insônia ou falta de sono em cerca de 20% dos pesquisados, principalmente durante os confinamentos relacionados à pandemia, que, segundo palavras de pesquisadores italianos, parecia fazer com que as pessoas perdessem a noção de dias, semanas e horas.

Embora essas pesquisas não tenham uma metodologia robusta, elas fornecem “um sinal importante, especialmente quando é consistente em vários países”, disse Orfeu M. Buxton, pesquisador do sono da Universidade Estadual da Pensilvânia, que disse que é importante ver o ansiedade e distúrbios do sono como “apropriados” em um momento como este.

“Desenvolvemos esses mecanismos cerebrais para nos ajudar a reagir, literalmente, a ameaças existenciais. Essas ameaças estão se acumulando agora, especialmente entre os menos privilegiados ”, disse Buxton. “As circunstâncias são tais que o sonho é uma sentinela, um sinal de que as coisas vão muito mal no nosso país e no mundo”.

‘Eu não posso continuar vivendo assim’

A palavra que Buxton usa para descrever a confluência sem precedentes de fatores de estresse é “medo”. Os temores pelo futuro são muitas vezes imaginados, disse Buxton, mas não hoje. “Este é um medo real”, disse ele.

Essa também é a palavra que Cheryl Ann Schmidt usa para descrever a sensação de um nó pesado que aparece em seu plexo solar toda vez que ela vai para a cama à noite, e mesmo quando tenta tirar uma soneca.

“Isso me dá uma sensação de pavor, de que não vou acordar, de que algo está realmente errado com o mundo”, disse Schmidt, 65, que mora em East Lansing, Michigan.

Os problemas de sono de Schmidt começaram quando, de seu trabalho como diretora de reciclagem em uma empresa de isopor, eles decidiram mandá-la para casa em abril. Os problemas só pioraram há um mês, quando era despedida. Por duas semanas aterrorizantes antes de receber os benefícios do programa de assistência médica, Schmidt não tinha seguro saúde e não saiu de casa por medo de ferimentos ou doença.

Hoje, disse Schmidt, ela passa horas acordada se preocupando com as finanças e planos de aposentadoria perdidos, e então se pune por sentir pena de si mesma quando outras pessoas estão morrendo de COVID-19, a doença causada pelo coronavírus. Na maioria das noites, ela espera deitada no escuro até ouvir o jornal bater em sua porta por volta das 4h30. É nesse momento que ela se permite sair da cama para ler sobre as crises mais recentes do país em a mesa da sala de jantar.

“Às vezes tenho a ideia de que talvez seja inevitável pegar esse vírus, e que talvez eu deva me infectar e sair dele. E se eu morrer, que seja ”, disse Schmidt. “Não é que eu realmente tenha um desejo de morrer, mas no meio da noite às vezes penso que não posso continuar vivendo assim.”

O coquetel tóxico e incomum de tensões pandêmicas que prejudica o sono é tão forte que o Dr. Abhinav Singh, diretor do Indiana Sleep Center, criou um mnemônico em inglês para explicar: “FED UP” (“HARTO”). As cartas correspondem a estresse financeiro, estresse emocional, distanciamento dos outros, imprevisibilidade (devido à “imprevisibilidade”) e preocupações pessoais e profissionais.

Quando a quarentena foi imposta em março – o que evitou que as pessoas se deslocassem para o trabalho ou corressem para o ponto do ônibus escolar – alguns de seus pacientes começaram a dormir melhor. Meses depois, eles estão procurando ajuda novamente, assim como ex-pacientes e muitos novos.

“Não ser capaz de prever o fim de tudo isso começou a afetar as pessoas”, disse Singh.

Sem fim à vista

Os médicos do sono estão observando atrasos crescentes nos horários de sono e vigília. Avidan, da UCLA, disse que alguns de seus pacientes estão “morando em Los Angeles, mas estão no fuso horário de Honolulu”. Isso perturba os ritmos circadianos que regulam os ciclos do sono, particularmente ao privar as pessoas da exposição à luz natural nas primeiras horas da manhã, disse Avidan. Isso é ainda mais exacerbado pela luz artificial das telas, que têm causado distúrbios do sono desde antes da pandemia, e pela maneira como muitos de nós hoje nos conectamos a reuniões de trabalho, encontros sociais, entretenimento e notícias.

Os ritmos circadianos também são afetados pelas rotinas diárias – e pela ausência delas hoje em dia – como as refeições, usar o metrô ou frequentar aulas de ioga.

“As pistas sociais também são pistas circadianas”, disse Singh. E essas indicações foram arrancadas de nossas vidas.

Carliss Chatman, professor associado de direito na Washington and Lee University, esperava ter o melhor resto de sua vida quando a instituição fosse fechada. Seu sono nunca tinha sido o melhor, mas ela percebeu que conseguiria voltar aos seus hábitos normais de verão: trabalhar em casa e dormir um pouco à noite e equilibrar com uma soneca prolongada à tarde.

No entanto, o autoproclamado extrovertido agora percebe que antes da pandemia, “trabalhar de casa” significava escrever em cafeterias ou livrarias que agora estão fechadas e almoçar com amigos. Agora essa atividade acontece em um escritório no andar de cima de sua casa, onde não há ninguém para cumprimentar.

Chatman, de 41 anos, eliminou suas doses de café triplo americano, cortou o álcool e o açúcar, fechou as cortinas pretas e continuou sua rotina de exercícios. Mesmo assim, foi impossível para ele tirar uma soneca. Ele teve que se contentar com tardes sonolentas e cerca de quatro horas de sono irregular, muitas das quais ele passa pensando sobre o que aconteceria se ele fosse infectado com COVID-19.

“Muitas vezes me pego planejando contingências”, disse Chatman. “O que vai acontecer com as aulas se eu não puder dar?”

Para Karthik Kumar, um advogado de Washington, “uma mudança foi acionada” em maio, quando percebeu que não havia fim visível para a incerteza. Seu descanso agora é marcado por sonhos apocalípticos: ele está preso em um bunker, contando metodicamente quantas rações de comida ele ainda tem, ou vagando por uma cidade abandonada enquanto a sociedade desmorona ao seu redor.

Sonhos dramáticos são uma consequência do aumento da ansiedade, de acordo com médicos que observaram um aumento no número de pacientes relatando pesadelos, terrores noturnos e sonambulismo. Sonhos vívidos também podem ser o resultado de dormir mais ou mais tarde pela manhã, quando é mais provável que você tenha sonhos, mas não necessariamente para ter uma boa noite de sono.

“A única coisa comum em meus sonhos é que tudo está desmoronando rapidamente e estou tentando sobreviver”, disse Kumar. “Acordo com a sensação de que passei a noite inteira fugindo de um urso.”

Santuário na floresta

O aumento do uso de medicamentos prescritos, pelo menos no início da pandemia, não é uma surpresa, dizem os especialistas. Muitas pessoas procuram médicos de cuidados primários para problemas de sono, e os comprimidos que prescrevem podem ser eficazes e seguros a curto prazo. No entanto, eles não são recomendados para insônia crônica.

Há um reconhecimento crescente na área médica de que o melhor tratamento é terapia cognitivo-comportamental para insôniadisse Norah Simpson, psicóloga clínica do Programa de Saúde do Sono e Insônia da Universidade de Stanford, que oferece tratamentos não medicamentosos. No entanto, poucos terapeutas têm esse treinamento e nem sempre o seguro cobre isso. Médicos especializados em sono também são escassos.

A boa notícia, disse Simpson, é que a terapia pode ser fornecida virtualmente, e esses tipos de serviços se expandiram durante a pandemia. No entanto, isso requer conexão com a internet, conhecimento das opções de tratamento e disponibilidade de um profissional, uma combinação de fatores que está fora do alcance de muitas pessoas.

Mesmo sem ajuda profissional, as pessoas podem tome alguma ação para melhorar seu sono, dizem os especialistas. É fundamental evitar o uso de dispositivos eletrônicos por pelo menos uma hora antes de dormir, certifique-se de ficar exposto à luz por volta das 8h e reserve um tempo para dormir à noite.

Muitos especialistas aconselham dar prioridade para …



Este artigo foi escrito em Português do Brasil, baseado em uma matéria de outro idioma. Clique aqui para ver a matéria original. Se desejar a remoção desta publicação, entre em contato no email cc@reducaodepeso.com.br.

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