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Como focar e focar durante a pandemia COVID-19


EuSe sua mente divaga antes de terminar de ler esta frase, você não está sozinho.

Poucos meses após a pandemia COVID-19, muitos de nós ainda estamos aprendendo a viver com a emoção geral de estresse, ansiedade, medo, tristeza e raiva. Para muitas pessoas, especialmente aquelas que estão se recuperando do vírus ou conciliar trabalho e cuidados infantis– névoa cerebral e desatenção foram danos colaterais. No um estudo recente de 300 trabalhadores americanos, cerca de 40% disseram que se sentiram menos produtivos do que o normal durante a pandemia.

Todd Braver, professor de psicologia e ciências do cérebro na Washington University em St. Louis, diz que é completamente normal. Muitas pesquisas mostraram que a concentração, a memória e a cognição sofrem quando as pessoas estão abaixo estresse e ansiedade, e isso é especialmente verdadeiro quando se acumula por meses, diz Braver. O cérebro é bom em responder rajadas curtas de estresse, mas não é tão eficiente operar sob pressão constante e baixa qualidade.

“Nossos cérebros são programados para ficarem vigilantes sobre essa ameaça potencial, então ele usa os mesmos recursos de que podemos precisar … para trabalho ou interações sociais”, diz Braver. Mesmo que aconteça inconscientemente, “você está desviando parte de sua capacidade de tentar controlar a ansiedade”.

Parece familiar? Veja como você pode melhorar seu foco e atenção, mesmo, como diz Braver, “quando o mundo está literalmente doente”.

Primeiro de tudo corte-se um pouco

É improvável que uma pandemia histórica se torne o momento mais produtivo de sua vida, e você também não deve se sentir pressionado a fazer isso. Use essas dicas para ajudá-lo a realizar seu trabalho e sua vida da melhor maneira possível em circunstâncias difíceis, não como um chamado para fazer mais do que você precisa.

“Reserve um tempo para se cuidar e cuidar de si mesmo”, diz Braver, baseando-se em princípios como sono, alimentação saudável e exercícios. “Reconheço que ninguém está operando a 100% de sua capacidade. Estamos todos fazendo o nosso melhor. “

Definir objetivos

Em ambientes de laboratório, oferecer feedback ou um lembrete gentil para permanecer na tarefa pode ajudar os participantes a se concentrarem, diz Gordon Logan, professor de psicologia da Universidade Vanderbilt que estuda atenção e desempenho. Fora do laboratório, “você precisa criar seus próprios comentários”, diz ele.

Definir metas específicas pode ajudar a chegar lá, diz Logan. Em vez de vagamente prometer a si mesmo que irá “focar” ou “ser produtivo”, decida exatamente o que você quer fazer – se é trabalhar em uma tarefa por 30 minutos direto ou escrever um certo número de palavras no final do dia. Ter um objetivo específico pode ajudar a registrar-se e orientá-lo para o trabalho em questão quando sua mente começar a divagar.

Faça pausas, de preferência fora

Muitos cientistas sociais acreditam que a fadiga no trabalho “não é tanto uma coisa física, mas é mais porque você tem feito a mesma coisa por tanto tempo que a recompensa que recebe diminui”, diz Logan. Fazer pausas que tiram sua mente completamente do trabalho pode ajudar a combater isso, diz ele.

Idealmente, diz Braver, você faria aquelas pausas ao ar livre, rodeado pela natureza, de um corpus de pesquisa disse área verde “Tem um efeito rejuvenescedor na atenção.”

Breves pausas para socializar também dão ao seu cérebro uma mudança de ritmo muito necessária, diz Logan.

Pratique a atenção plena

Braver recomenda fazer atenção plena um hábito diário, mas também pode ser um bom tratamento local para a desatenção. Se você sentir que seu foco está diminuindo, largue tudo, sente-se confortável, feche os olhos e concentre-se na respiração por alguns minutos. Braver recomenda contar suas respirações e expirar, ou lentamente chamar sua atenção para cada parte do corpo, uma de cada vez. “Não é uma pílula mágica”, diz Braver, mas pode ajudar a reiniciar o cérebro.

Faça uma coisa de cada vez

“Nunca nos damos bem com multitarefa”, diz Logan. “Sempre há um déficit.” Especialmente quando você está tendo problemas para se concentrar, pode ser benéfico dedicar toda a sua energia a uma única tarefa.

Significa resistir ao estresse de alternar entre mídias sociais, sites de notícias e trabalho. Comprometa-se a ler as notícias e verificar sua linha do tempo em horários específicos do dia, sugere Braver. Isso não apenas ajudará você a se concentrar, mas também poderá aliviar um pouco o seu estresse, reduzindo potencialmente alguns dos ruídos de fundo que tornam a focagem tão difícil em primeiro lugar.

Ajuste sua programação

“A produtividade das pessoas aumenta e diminui”, diz Braver. “Quatro horas de pico de produtividade podem chegar a oito horas de flutuação.” Se você tiver o luxo, aproveite o trabalho remoto e converse com seu gerente sobre como ajustar seus horários. Se você sabe que está fazendo o seu melhor pela manhã, por exemplo, pode começar o dia e fazer logoff mais cedo, ou vice-versa.

Se essa não for uma opção, você sempre pode tentar planejar estrategicamente. Braver sabe que trabalha melhor à tarde, então agenda ligações e reuniões para a manhã e tenta fazer algumas tarefas secundárias depois do almoço. “Muitas vezes somos motivados pelos cronogramas em que estamos trabalhando”, diz Logan, mas geralmente é mais eficaz moldar seus próprios planos diários.

Correção, 14 de agosto

A versão original desta história atribuiu incorretamente um comentário. Todd Braver funciona melhor à tarde, não Gordon Logan.

Escrever para Jamie Ducharme em jamie.ducharme@time.com.



Este artigo foi escrito em Português do Brasil, baseado em uma matéria de outro idioma. Clique aqui para ver a matéria original. Se desejar a remoção desta publicação, entre em contato no email cc@reducaodepeso.com.br.

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