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A ioga para hipertensão (pressão alta) é realmente eficaz? – Blog Credihealth


Yoga é eficaz para combater a pressão alta no corpo humano?

A hipertensão é um dos problemas de saúde mais comuns atualmente. De acordo com os últimos relatórios, uma em cada três pessoas sofre de hipertensão. E para manter a pressão arterial sob controle, essas pessoas precisam tomar um ou dois comprimidos por dia. Então, não seria satisfatório dizer adeus aos comprimidos? Sim, certamente será, e o remédio experimentado e testado para isso é o IOGA!

Portanto, neste artigo, descreveremos posturas especiais de ioga para controlar a hipertensão.

Efeitos colaterais da pressão alta

A hipertensão aumenta o risco de acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e doença renal. Alguns sintomas reconhecíveis são fadiga, hemorragias nasais, tensão nervosa, zumbidos nos ouvidos, tonturas, explosões de raiva e dores de cabeça.

A hipertensão é o sintoma silencioso de insuficiência cardíaca ou infarto do miocárdio. É por isso que é necessário controlar a tempo a pressão arterial.

Ioga para hipertensão

Aqui estão algumas posturas de ioga para hipertensão:

1. Postura do ângulo limitado

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Para esta postura, você deve sentar-se ereto e dobrar os joelhos. Tente aproximar os pés e aproximá-los o mais possível da pelve. Empurre os joelhos em direção ao chão enquanto expira. Tente inclinar o corpo para adiante, de pé. Mantenha a posição suavemente por 3-5 respirações e solte.

2. Cão voltado para baixo – Adho Mukha Shvanasana

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Venha para o chão em suas mãos e joelhos. Tente manter os joelhos diretamente sob os quadris e as mãos ligeiramente à frente dos ombros. Ao expirar, tente levantar os joelhos e a parte inferior do corpo até que as pernas estejam retas. Coloque a cabeça entre os braços. Segure suavemente a posição por cerca de 1 a 3 minutos e solte.

3. Uttanasana – Postura Permanente de Flexão para adiante

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Uttanasana é o asana de ioga da série Surya Namaskar. Para esta postura de ioga, você deve ficar Tadasana (Tadasana é a posição inicial para todas as posturas de ioga em pé.) Em seguida, expire e incline-se para adiante a partir da articulação do quadril. Segure suavemente os tornozelos e afaste os cotovelos. Tente manter todo o peso do corpo sobre os pés. Respire normalmente e permaneça na postura o maior tempo possível.

Quatro. Paschimottanasana – Postura de alongamento das costas

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Sente-se no chão e estique as pernas à sua frente, os pés na largura do quadril, como Dandasana. Alongue-se para adiante e segure as bordas externas dos pés com as mãos. Mantenha a posição por pelo menos 2 minutos e depois volte para Dandasana.

Nota: Dandasana é uma postura simples para sentar que fortalece os músculos profundos da parte inferior das costas.

5. Setu Bandha Sarvangasana – postura da ponte

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Deite-se de costas, dobre os joelhos e coloque os pés no chão. Expire suavemente e pressione os pés e os braços contra o chão. Em seguida, tente empurrar o cóccix em direção ao púbis e erguer as nádegas do chão. Manter as coxas e a parte interna dos pés paralelas. Levante os glúteos até que as coxas fiquem paralelas ao chão. Permaneça nesta posição por cerca de um minuto e solte-o com uma expiração.

Exercícios respiratórios de ioga

Os exercícios respiratórios podem ajudar a reduzir a hipertensão? Sim, há evidências que sugerem que os exercícios respiratórios iogues e o pranayama reduzem a hipertensão.

Um estudo mostrou que fazer 6 respirações profundas em 30 segundos reduz a pressão arterial sistólica em mais de 3,4 unidades, em comparação com aqueles que ficam sentados em silêncio.

Como sabemos, quando se trata de cura natural, obter resultados não é tão rápido e fácil quanto tomar um comprimido. A boa notícia é que, se você começar a descer a pressão arterial naturalmente, pode levar algum tempo, mas você obterá uma cura holística verdadeira.

Para levar

É provável que o ioga seja uma opção segura quando praticado com orientação profissional. Esta é uma forma natural de se livrar da hipertensão. Pode-se esperar que a ioga seja uma adição saudável a um plano de tratamento.

Nunca se esqueça de que a ioga é uma terapia complementar. Não é um substituto para os medicamentos e tratamentos que seu médico recomenda.

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Este artigo foi escrito em Português do Brasil, baseado em uma matéria de outro idioma. Clique aqui para ver a matéria original. Se desejar a remoção desta publicação, entre em contato no email cc@reducaodepeso.com.br.

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