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A falácia das emoções positivas e negativas


Por muito tempo, a psicologia ocidental explorou a psicopatologia sem incluir muitos dos aspectos positivos do ser humano, o que pode nos deixar com uma visão sombria ou severa da psicologia. Felizmente, estar interessado em bem-estar, crescimento pessoal e Psicologia POSITIVA é uma tendência crescente.

Na tentativa de explicar as coisas de forma simples, muitas vezes é feita uma distinção entre emoções positivas e negativas. As emoções positivas são consideradas sentimentos agradáveis, como alegria, prazer, amor, gratidão ou satisfação. Emoções negativas podem incluir ansiedade, raiva, tristeza, solidão, medo ou outros sentimentos desagradáveis ​​ou indesejáveis.

Embora não haja consenso sobre como definir bem-estar, muitas vezes é explicado como a presença de emoções positivas e a ausência de negativo alguns. Essa é uma maneira simples de diferenciar entre o que nos anima e o que nos incomoda. Mas há algo nesta visão simplista que mim.

Se dividirmos as emoções em positivas e negativas, uma visão dualista de nossas emoções humanas é criada. Se acreditarmos que algumas emoções são negativas, é quase impossível que nossa psique humana não queira eliminar essas emoções “negativas” e se apegar às “positivas”. Como resultado, provavelmente criaremos uma tensão em nossa psique. Tentamos nos apegar ao que é agradável e desenvolver uma aversão ao que é desagradável. De acordo com Psicologia budistaÉ esse mesmo apego que cria sofrimento em nossas vidas. Esta não é uma fórmula para encontrar alegria e bem-estar.

Não existem emoções ruins ou negativas, mas às vezes são desconfortáveis, desagradáveis ​​ou difíceis de enfrentar e sentir. Se quisermos desfrutar de emoções mais edificantes, não o obtemos rejeitando, negando ou evitando as desagradáveis. Só chegamos lá criando um espaço amigável para toda a gama de nossa experiência humana. O caminho para a paz interior e integridade requer que encontremos paz com toda a gama de nossas emoções, em vez de tentar nos livrar das que achamos desagradáveis.

Fazendo amizade com todos os nossos sentimentos

Uma vez que estamos conectados ao lutar, fugir, congelar respostaNão é de surpreender que nossa tendência seja afastar os sentimentos que experimentamos como uma ameaça ao nosso bem-estar. Felizmente, também há algo em nós que pode se relacionar com nossa experiência de uma forma mais calma e comedida. Temos a capacidade de trazer atenção total tudo o que estamos experimentando, seja agradável ou desconfortável.

Uma das chaves para o bem-estar é honrar e aceitar a nós mesmos como somos. Isso significa acomodar nossa experiência humana como ela é, sem julgar a nós mesmos. Na casa de Eugene Gendlin Foco abordagem, o que nos ajuda a criar uma mudança em nossa paisagem interior é mover-se para celebrar experiências desagradáveis ​​de uma forma gentil e atenciosa. Gendlin chamou essa abordagem de “Atitude de concentração. “É uma atitude ou orientação de gentileza e amizade para com tudo o que vivemos dentro de nós.

Na próxima vez que você notar sentimentos como tristeza, ansiedade, vergonha ou dor, observe como você se relaciona com esses sentimentos. Você tende a afastá-los? Eles se sentem opressores? Antes de reagir ou desligar seus sentimentos, tente reservar um momento para se aterrar. Talvez você sinta os pés no chão ou olhe para algo bom ao seu redor. Faça algumas respirações lentas e profundas.

Quando estiver se sentindo aterrado, veja se consegue trazer alguma doçura ao que está notando em seu corpo. Se for um sentimento do qual você não quer se aproximar, veja se consegue manter esse sentimento distante de você; talvez seja bom sentir algo parte de sentimento difícil. Se não, apenas observe como essa sensação é assustadora ou desconfortável. Você não tem que entrar nisso. Talvez você possa voltar a ele mais tarde, se quiser, ou trabalhar com um terapeuta que pode ajudá-lo a explorá-lo.

Ao ver os sentimentos como agradáveis ​​ou desconfortáveis ​​em vez de positivos ou negativos, você pode ficar mais inclinado a recebê-los e explorá-los em vez de agarrar-se a eles ou tentar livrar-se deles. Sentimentos desagradáveis ​​tendem a passar quando abrimos espaço para eles, em vez de vê-los como inimigos. Amar a si mesmo significa permitir que seus sentimentos sejam o que são. E todos nós poderíamos usar um pouco mais de amor próprio.

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Este artigo foi escrito em Português do Brasil, baseado em uma matéria de outro idioma. Clique aqui para ver a matéria original. Se desejar a remoção desta publicação, entre em contato no email cc@reducaodepeso.com.br.

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