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5 maneiras de lidar com o estresse parental


A incerteza no mundo pode estar deixando você nervoso, e o problema é que você não é o único com quem se preocupar. Seus filhos também podem sentir seu estresse e isso pode criar crianças estressadas. Se você e seus filhos estivessem lutando com ansiedade Antes da pandemia, agora provavelmente aumentou. O verão pode ter proporcionado uma pausa, mas podem surgir novas preocupações. O que um pai pode fazer quando há tantos problemas com que se preocupar e não há possibilidade de saber com certeza que seus temidos resultados não se concretizarão?

Aqui estão algumas perguntas para ajudá-lo a avaliar seu nível de estresse atual:

  • Você se incomoda com situações triviais?
  • Tem sido difícil para você relaxar?
  • Você já reagiu exageradamente a diferentes circunstâncias ao longo do dia?
  • Você não pode relaxar?
  • Tem sido difícil para você se acalmar depois que algo o incomoda?
  • Você já esteve em um estado de tensão nervosa?
  • Você se sentiu muito sensível e sensível?
  • Você se sentiu facilmente agitado?

Quer o seu nível de estresse seja alto ou baixo, reserve um momento para PAUSA cada dia. Essa pausa pode ajudá-lo a reconhecer que não precisa se curvar ao estresse e aos pensamentos ansiosos que sua mente gera ao longo do dia.

  1. PPrioritizar. Suas ações diárias estão em harmonia com seus valores, as coisas que mais importam para você? Se um ente querido estivesse observando você de longe, você poderia ver por suas ações que está levando uma vida significativa? Seu estresse está atrapalhando? Acompanhe suas atividades diárias por uma semana para ver se você precisa adicionar, alterar ou diminuir alguma atividade. Mudanças em sua rotina podem lhe dar mais paz e foco a cada dia.
  2. UMAajustar às suas circunstâncias atuais. Ultimamente tem sido difícil para todos, mais para alguns do que para outros. Se você é pai ou mãe, é muito difícil manter a calma e a flexibilidade. Seus filhos estão observando como você lida com a adversidade. O desenvolvimento da flexibilidade requer tempo e prática. Todas as noites, antes de dormir, convide seus filhos a perceber sua respiração. Peça-lhes que coloquem as mãos no peito ou na barriga e observe como sobem ao inspirar e caem ao expirar. Você e sua família podem fazer isso juntos por um minuto todas as noites ou com mais frequência, se possível. Essa prática simples é um passo para se tornar mais consciente de seu corpo e ser mais flexível em momentos de estresse.
  3. OUnwind. Certifique-se de economizar tempo para você todos os dias. Conecte na hora de relaxar e não se conectar às redes sociais. Faça uma pausa e faça outra coisa. Se sua mente insiste que essa atividade é a única que pode ajudá-lo a relaxar, trate sua mente como uma entidade separada de você e agradeça sinceramente: “Obrigado, mente.” Então faça algo diferente. Leia um livro, dê um passeio, pratique um esporte, construa ou crie algo, jogue um verdadeiro jogo de tabuleiro com seus filhos, dance ou ouça música.
  4. Scompaixão dos elfos. Como pai, você pode acreditar que é egoísmo praticar o autocuidado e a autocompaixão. Há muitas pesquisas que confirmam que você não pode dar o que não tem. Você está se tratando como seu melhor amigo ou pior inimigo? Reserve um tempo para reconhecer os momentos estressantes: “Uau, isso é difícil agora.” Lembre-se de que você não está sozinho quando se trata de dor e sofrimento: “Os outros se sentem como eu.” Em seguida, diga palavras gentis um para o outro: “Seja gentil e paciente comigo mesmo agora”, e dê um abraço em si mesmo!
  5. mimParticipe do que importa aqui e agora. Você teve muitas experiências no passado e terá muitas mais no futuro. No entanto, o passado acabou e se foi. Às vezes, você pode se arrepender do que poderia ou deveria ter sido, mas ficar preso ao passado não ajuda o seu presente. Por outro lado, a obsessão e a preocupação com o futuro apenas o levam a uma toca de coelho aparentemente sem fim. Não há como prevenir eventos futuros, independentemente do que sua mente lhe diga. Veja se você consegue voltar no tempo (passado ou futuro) e suavemente volte ao momento presente, o único momento que importa.

Reserve algum tempo todos os dias para PAUSAR e veja se isso pode ajudá-lo a encontrar mais alegria em seu paternidade e a vida em geral, apesar dos tempos difíceis.

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QUE Referência
Hagen, A. (2020). 5 maneiras de lidar com o estresse parental. Psych Central. Recuperado em 26 de agosto de 2020, em https://psychcentral.com/blog/5-ways-to-cope-with-parenting-stress/

Revisado cientificamente

Última atualização: 25 de agosto de 2020 (Originalmente: 26 de agosto de 2020)
Última revisão: Por um membro do nosso conselho consultivo científico em 25 de agosto de 2020
Postado em Psych Central.com. Todos os direitos reservados.



Este artigo foi escrito em Português do Brasil, baseado em uma matéria de outro idioma. Clique aqui para ver a matéria original. Se desejar a remoção desta publicação, entre em contato no email cc@reducaodepeso.com.br.

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