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5 dicas para um churrasco mais seguro e saudável – Blog do Credihealth


Quando a carne é cozida em altas temperaturas, os aminoácidos reagem com a creatina nos músculos para criar aminas heterocíclicas. Este é o problema de ferver, fritar e grelhar carne. Mas assar carne tem outro problema: a fumaça das chamas. Mas, novamente, é sempre recomendável escolher carne grelhada em vez de carne frita para evitar pingar gordura e manteiga.

Como você pode tornar seus alimentos grelhados mais saudáveis?

Ao grelhar, deve-se evitar ao máximo as temperaturas muito altas para reduzir a reação entre a creatina e os aminoácidos. Novamente, você precisa minimizar os surtos que causam fumaça e carbonização de carnes ou alimentos grelhados. Por fim, reduza o tempo de grelhar cortando os alimentos a cozer em tiras ou pedaços finos. E uma dica extra, pegue uma grelha de boa qualidade para reduzir a fumaça e acelerar o processo de grelhar.

Grelhe frutas e vegetais

É seguro grelhar frutas e vegetais. Ao contrário da carne, que contém proteína e gordura, frutas e vegetais não produzem aminas heterocíclicas (HCA, de aminoácidos) e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAH, de gordura e fumaça). Quando você grelha frutas e vegetais para acompanhar a carne grelhada, obtém antioxidantes que podem protegê-lo dos radicais livres que, acredita-se, causam câncer. As frutas têm muito mais benefícios para o corpo, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas, obesidade e alguns tipos de câncer.

Algumas frutas para grelhar incluem tomate, pimentão, cebola, endívia, manga, pêra, maçã, abacaxi, abobrinha e berinjela. Frutas e vegetais torrados têm um sabor ótimo.

Grelhando apenas carne magra

Uma maneira de reduzir os PAHs é garantir que a gordura não escorra da carne na grelha ou no fogo. Quando a gordura pinga, causa erupções que demoram para retornar os PAHs à carne. Antes de grelhar, retire a gordura visível e a pele da carne. Quando você começa com cortes magros de porco, boi ou cordeiro, você começa de forma saudável.

Marinar antes de grelhar

Marinar deixa a carne grelhada com um sabor delicioso, mas esses não são todos os benefícios. Quando marinado, reduz a formação de HCA em até 99%, tornando a carne grelhada mais saudável. Você pode marinar com vinho, vinagre, suco de lima ou limão, mel, molho de soja com baixo teor de sódio, cebola, especiarias e ervas, entre outros.

Ao escolher a marinada a ser usada, escolha uma marinada sem gordura ou com baixo teor de gordura para reduzir as gotas e fugas de gordura. Novamente, como você não pode ter certeza de quais ingredientes da marinada escolher, faça suas marinadas em casa. Ao grelhar, evite regar com o mesmo líquido que você usou para marinar, pois ele transferirá os sucos da carne crua para a cozida. Antes de colocar a carne no líquido de marinada, reserve um pouco da marinada para regar. Marinar frutas e vegetais por uma hora e carnes e aves por até duas horas.

Grelhe por pouco tempo

Quanto mais tempo os alimentos ficam na grelha, mais HCA e PAH são formados. Como tal, é necessário cortar a carne e grelhar alimentos em pedaços finos para um cozimento mais rápido. Melhor ainda, você pode pré-cozinhar carnes, peixes e aves no micro-ondas ou forno e depois passar um tempinho na grelha. Antes que o alimento comece a brotar e queimar, ele deve estar pronto para comer e fora da grelha.

Continue virando a comida

Ao virar a comida na grelha, você reduz as chances de formação de HCA. Os HCAs são formados quando as carnes são expostas a temperaturas muito altas; Para garantir que isso não aconteça, não exponha um lado de seus cortes a temperaturas muito altas por muito tempo. Ao virar os alimentos, use uma espátula ou pinça no lugar do garfo, pois isso pode furar a carne e fazer com que o suco goteje.

conclusão

Além de respeitar os pontos anteriores, deve-se garantir a limpeza ao manusear os alimentos na grelha. Embora você não precise limpar a carne antes de grelhar, todo o resto deve estar impecavelmente limpo. Comece limpando a grelha para remover qualquer sujeira da última grelha. A sujeira que gruda na grelha é causada por gotejamento de graxa e essa graxa pode ainda conter PAH. Novamente, lave bem as mãos e use uma bandeja limpa para guardar os alimentos cozidos.

Leia também sobre Comer comida grelhada causa câncer?

Para qualquer dúvida relacionada à saúde ou informações sobre sua saúde, fale com o especialista médico da Credihealth em +918010994994

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Este artigo foi escrito em Português do Brasil, baseado em uma matéria de outro idioma. Clique aqui para ver a matéria original. Se desejar a remoção desta publicação, entre em contato no email cc@reducaodepeso.com.br.

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